Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1477
Título: Análise de rótulos de azeitonas e palmitos em conserva quanto ao teor de sódio, aditivos alimentares e informações obrigatórias de acordo com a legislação vigente.
Autor(es): Pessoa, Priscila Pereira
Sousa, Caroline Lovantino de
Palavras-chave: Rotulagem de Produtos
Alimentos Industrializados
Sódio
Aditivos alimentares
Data do documento: 17-Jun-2022
Citação: SOUSA, Caroline Lovantino de. Análise de rótulos de azeitonas e palmitos em conserva quanto ao teor de sódio, aditivos alimentares e informações obrigatórias de acordo com a legislação vigente. 2022. 30f. Artigo. (Graduação em Nutrição). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2022
Resumo: A necessidade dos indivíduos em adquirir alimentos de fácil acesso e preparo tornou-se evidente. Com isso, a aquisição de alimentos industrializados e, consequentemente, em conserva ganhou destaque. Sabe-se que os alimentos com vida útil prolongada necessitam de ingredientes, como sódio e aditivos alimentares, para manter o seu padrão de conservação, porém, eles podem ser prejudiciais à saúde quando utilizados de forma exacerbada e sem orientações adequadas. Destaca-se que a fiscalização de rótulos dos alimentos faz-se necessária para garantir a fidelidade deles, uma vez que são essenciais para orientar os consumidores sobre os produtos que estão adquirindo. Com isso, o objetivo desse trabalho foi analisar os rótulos de azeitona e palmito em conserva com foco no teor de sódio, aditivos alimentares e lista de ingredientes destes produtos, além de avaliar a adequação dos componentes dos rótulos de acordo com a legislação vigente. Trata-se de um estudo de caráter descritivo de abordagem quantitativa. As amostras foram adquiridas no mês de janeiro de 2022 em modo de consumidor em supermercados de todas as regionais de Fortaleza-CE. Foram coletadas amostras com denominações de azeitona e palmito em conserva de diferentes marcas, sendo adquiridos aqueles que estavam disponíveis em mercado no período da coleta de dados. Com isso, foi feito a aplicação de checklists elaborados de acordo com as legislações vigentes de rotulagem em cada rótulo adquirido além da descrição do quantitativo de sódio, aditivos alimentares e lista de ingredientes. Observou-se que quatro resoluções da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (259/02, 359/03, 360/03 e 26/15), não foram cumpridas de forma integral, desrespeitando alguns quesitos. Foi encontrada uma média de sódio das amostras de azeitonas e de palmito (em miligramas) de 319,45 ± 58,59 e 243,77 ± 76,01, respectivamente. Além disso, identificou- se destaque do benzoato de sódio e o acidulante ácido cítrico dentre os aditivos encontrados. Com esse estudo, espera-se contribuir para a promoção da educação nutricional, em prol de uma melhor informação sobre rotulagem para realização de escolhas assertivas e conscientes em relação aos produtos em conserva e ressaltar a importância da fiscalização precisa nos rótulos alimentícios, para que as empresas responsáveis pela produção dos produtos se adequem no tocante às legislações e normas necessárias a serem declaradas na rotulagem de alimentos.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1477
Aparece nas coleções:Nutrição Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAROLINE LOVANTINO DE SOUSA - TCC.pdf369,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.