Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1476
Título: Tratamento e prevenção da dirofilariose em cães – revisão de literatura
Autor(es): Oliveira, Claudio Henrique de Almeida
Barroso, Maria Ianna Késsia Gadelha
Castro, Priscila Ribeiro de
Palavras-chave: Cardiopatia
Zoonose
Insuficiência cardíaca
Lactonas macrocíclicas
Data do documento: 16-Jun-2023
Citação: BARROSO, Maria Ianna Késsia Gadelha; CASTRO, Priscila Ribeiro de. Tratamento e prevenção da dirofilariose em cães – revisão de literatura. 2023. 32f. Artigo (Graduação em Medicina Veterinária). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: A dirofilariose é um parasitismo ocasionado por nematódeos do gênero Dirofilaria e espécie Dirofilaria immitis. É considerada uma zoonose, tendo como principais transmissores os dípteros dos gêneros Culex, Aedes, Anopheles, que no ciclo de transmissão, são os responsáveis por inocular a forma infectante do parasita (L3) no organismo do animal. Desta forma, o presente estudo visa mostrar estudos atualizados sobre o tratamento e prevenção da dirofilariose canina. A doença se caracteriza por apresentar sinais clínicos associados a excesso de parasitos na corrente sanguínea, que migram para grandes vasos e as câmaras do coração, levando o animal a desenvolvimento de cardiopatias. Os diagnósticos para esta doença podem ser realizados mediante testes sorológicos, teste imunocromatografico, PCR e exames complementares, como radiografias, eletrocardiograma e ecocardiograma. O tratamento é baseado na classificação de sinais clinico da doença, desde quadros mais leves a quadros mais severos. A medicação melhor aceita é a melarsomina que é um antiparasitário potente, causa morte gradual nas filárias, diminuindo o risco de tromboembolismo e morte do animal, mas pode ser utilizado e associado a antibioticoterapia e medicações para tratamento de sinais clínicos que forem desenvolvidos. Para profilaxia dessa enfermidade existem a utilização de antiparasitários orais, e tegumentares, como também utilização de repelentes spray e coleiras que auxiliam e causam afastamento do mosquito transmissor.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1476
Aparece nas coleções:Medicina Veterinária Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA IANNA KÉSSIA GADELHA BARROSO PRISCILA RIBEIRO DE CASTRO_TCC.pdf679,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.