Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1474
Título: Análise de rótulos de bebidas lácteas e vegetais: um estudo comparativo do valor nutricional, da lista de ingredientes e das regras de rotulagem.
Autor(es): Pessoa, Priscila Pereira
Cavalcante, Bianca Souza
Palavras-chave: Leites
Bebidas vegetais
Rótulos
Data do documento: 17-Jun-2022
Citação: CAVALCANTE, Bianca Souza. Análise de rótulos de bebidas lácteas e vegetais: um estudo comparativo do valor nutricional, da lista de ingredientes e das regras de rotulagem. 2022. 22f. Artigo. (Graduação em Nutrição). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2022.
Resumo: O leite e seus derivados são comumente consumidos por grande parte da população. As bebidas lácteas agradam por sua praticidade e preço acessível. No mercado já existem várias marcas e sabores, as quais possuem particularidades que afetarão na aceitação de cada indivíduo. No entanto, cresce o número de pessoas que apresentam alergias ou intolerâncias alimentares ou pessoas que se declaram veganas ou vegetarianas estritos, que buscam alimentos alternativos ao leite, dando espaço ao mercado das bebidas de origem não-animal, as chamadas bebidas vegetais. Os rótulos têm como finalidade auxiliar a população a fazer suas escolhas de uma forma mais consciente e saudável. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo realizar um estudo comparativo do valor nutricional, da lista de ingredientes e das regras de rotulagem das bebidas lácteas e vegetais disponibilizadas em supermercados de Fortaleza-CE. Trata-se de um estudo de caráter descritivo e abordagem quantitativa, onde foram analisados 26 rótulos através da aplicação de checklists referentes às seguintes Resoluções da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária: 259/02; 359/03; 360/03; 54/12 e 26/15. Apenas a RDC 359/03 não apresentou total conformidade aos critérios estabelecidos, pois uma amostra não apresentou sua quantidade em medida caseira, sendo um item obrigatório conforme a Resolução. As bebidas vegetais possuem menor quantidade de gorduras saturadas, de sódio e de carboidratos em relação às bebidas lácteas. Concluiu-se que os rótulos, em sua grande maioria, estão conforme em relação à legislação vigente, no entanto, é indispensável que ocorram fiscalizações vigorosas, para que os consumidores façam suas escolhas de forma consciente, facilitando o bem-estar deles. As bebidas vegetais podem ser uma alternativa para pessoas que possuem alergia ou intolerância ao leite de vaca e seus derivados, contribuindo para o aporte nutricional e possuindo algumas vantagens em relação às bebidas lácteas no tocante ao menor teor de gordura saturada e sódio, principalmente.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1474
Aparece nas coleções:Nutrição Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BIANCA SOUZA CAVALCANTE - TCC.pdf349,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.