Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1473
Título: Efeitos do treinamento resistido em mulheres idosas hipertensas
Autor(es): Pinheiro, Bruno Nobre
Costa, Jose Jeison Rodrigues da
Palavras-chave: treinamento de força
mulheres idosas
hipertensão
Data do documento: 13-Dez-2023
Citação: COSTA, José Jeison Rodrigues da. Efeitos do treinamento resistido em mulheres idosas hipertensas. 2023. 23f. Artigo (Graduação em Bacharelado em Educação Física - Bacharelado) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: O objetivo deste estudo é avaliar o conhecimento científico existente sobre os efeitos do treinamento resistido em mulheres idosas hipertensas. Foi realizado um levantamento bibliográfico nas bases de dados PUBMED, SciELO e LILACS compreendendo o período entre os anos 2010 a 2022, utilizando os descritores: treinamento de força ou treinamento resistido, mulheres idosas e hipertensas. Seguindo os procedimentos estabelecidos para o estudo, foram selecionados 4 artigos para esta revisão. Em resumo, os estudos analisados destacam alguns pontos relevantes sobre o treinamento resistido em idosas hipertensas. MOTA et al. (2013) demonstraram uma redução significativa na pressão arterial sistólica (PAS) após um período de treinamento resistido de 16 semanas em mulheres idosas hipertensas. Por outro lado, NASCIMENTO et al. (2018) observaram uma resposta heterogênea da PAS ao treinamento resistido em idosas hipertensas e normotensas, indicando que nem todas as participantes apresentaram benefícios anti-hipertensivos. CANUTO et al. (2011) não encontraram diferenças significativas nas respostas pós-exercício entre grupos que realizaram treinamento resistido com cargas de leve ou alta intensidade em idosas hipertensas. Por fim, COSTA et al. (2010) destacaram a redução imediata da PAS após uma única sessão de exercícios com pesos em idosas hipertensas treinadas. Esses achados sugerem que o treinamento resistido pode ser uma estratégia eficaz para gerenciar a pressão arterial em mulheres idosas hipertensas. No entanto, é importante considerar a variabilidade individual na resposta a esse tipo de treinamento. Além disso, a frequência, a intensidade e a duração do treinamento podem influenciar os resultados.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1473
Aparece nas coleções:Educação Física Centro (B.el) - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOSÉ JEISON RODRIGUES DA COSTA TCC .pdf237,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.