Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1465
Título: Principais tipos de riscos ocupacionais que acometem catadores de recicláveis: revisão integrativa.
Autor(es): Cavalcanti, Josenilda Malveira
Sousa, Manuela Yara de
Sousa, Maria Suyane Farias
Palavras-chave: Riscos Ocupacionais
Catadores
ReciclagReciclagemem
Data do documento: 15-Jun-2022
Citação: SOUSA, Manuela Yara de; SOUSA, Maria Suyane Farias. Principais tipos de riscos ocupacionais que acometem catadores de recicláveis: revisão integrativa. 2022. 17f. Artigo. (Graduação em Fisioterapia). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2022.
Resumo: Os catadores de recicláveis sempre estarão em constantes riscos, tanto ambientais como ocupacionais, no dia a dia. Estando sempre expostos a riscos e esforços físicos intensos, os catadores de recicláveis manuseiam e fazem levantamento de transporte manual com peso, realizando trabalhos repetitivos e uma jornada de trabalho prolongada. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, desenvolvida através da questão de pesquisa PRISMA. Um estudo observacional descritivo sobre quais são os riscos que mais acometem os catadores de recicláveis. A coleta de dados realizou-se através da busca avançada nas plataformas de pesquisa SCIELO, LILACS e PUBMED, fazendo uso dos Descritores em Ciências da Saúde (DeSC), entre os meses de abril e maio de 2022. Como objetivo principal analisar quais são os riscos que mais acometem os catadores de recicláveis. Foram incluídos 5 estudos nesta revisão. O estudo evidenciou que os acidentes de trabalho vivenciados por catadores de recicláveis normalmente ocorrem devido à natureza perigosa do ambiente de trabalho, foi possível detalhar muitos acidentes com objetos cortantes onde muitas vezes, foram usados remédios caseiros e resíduos médicos coletados (analgésicos) como forma de tratamento para essas lesões, em vez de ser procurado o atendimento médico adequado.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1465
Aparece nas coleções:Fisioterapia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MANUELA YARA DE SOUSA E MARIA SUYANE FARIAS SOUSA - TCC.pdf362,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.