Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1460
Título: Mastectomia em cadela com mastocitoma: relato de caso
Autor(es): Ciriaco, Ana Caroline Moura Rodrigues
Dantas, Suellem dos Santos
Miranda, Sonete dos Santos
Palavras-chave: Cirurgia
Neoplasia
Histopatológico
Data do documento: 9-Jun-2023
Citação: DANTAS, Suellem dos Santos; MIRANDA, Sonete dos Santos. Mastectomia em cadela com mastocitoma: relato de caso. 2023. 47f. Artigo (Graduação em Medicina Veterinária). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: Com a maior expectativa de vida dos cães, se tem o aumento na longevidade desses animais, favorecendo o aparecimento de enfermidades, como as neoplasias. No mastocitoma ocorre a proliferação exacerbada dos mastócitos, acometendo a pele ou qualquer outro tipo de órgão. O exame de eleição para diagnosticar esse tipo de neoplasia é o histopatológico, recebendo classificações de acordo Patnaik e outra, Kiupel. O de Patnaik os mastocitomas podem ser de grau I, II e III. Já a segunda forma de classificação é de baixo e alto grau. O principal tratamento é a excisão cirúrgica, como a mastectomia, a depender da técnica, pode ser dividida em lumpectomia, mastectomia simples, regional, unilateral e bilateral. Uma paciente canina de oito anos chegou à clínica com presença de nódulos na região abdominal. Foram solicitados exames e encaminhada a cirurgia para a realização da mastectomia unilateral completa no lado esquerdo associada a mastectomia regional nas mamas M3D, M4D e M5D. Conclui-se que é importante definir o tipo de neoplasia para instituir o tratamento mais eficaz, no presente relato a mastectomia foi a técnica realizada, sendo necessário associação com a quimioterapia.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1460
Aparece nas coleções:Medicina Veterinária Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SONETE DOS SANTOS MIRANDA SUELLEM DOS SANTOS DANTAS_TCC.pdf2,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.