Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1457
Título: Os efeitos dos métodos aplicados na natação infantil para o desenvolvimento das crianças com transtorno de espectro autista
Autor(es): Scipiao Junior, Lino Delcio Gonçalves
Albuquerque, Fernanda Ingryd Sousa
Barbosa, Paula Natália Lourenço
Palavras-chave: Autismo
Natação Infantil
Método ABA
Método Halliwick
Data do documento: 5-Dez-2023
Citação: ALBUQUERQUE, Fernanda Ingryd Sousa; BARBOSA, Paula Natália Lourenço. Os efeitos dos métodos aplicados na natação infantil para o desenvolvimento das crianças com transtorno de espectro autista. 2023. 32f. Artigo (Graduação em Bacharelado em Educação Física - Bacharelado) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: A procura de aulas de natação para crianças autistas têm crescido muito na atualidade, evidenciando a necessidade de entendimento dos métodos de ensino para esse grupo. A pesquisa, conduzida por meio de uma revisão integrativa em plataformas acadêmicas, como Scholar (Google Acadêmico), Scielo, BVS e Capes, teve como foco comparar métodos de ensino de natação, visando identificar abordagens mais adequadas para aprimorar habilidades cognitivas e motoras em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A busca foi guiada pelos descritores Autismo, Natação infantil, Métodos, ABA e Halliwick, resultando na seleção de sete artigos para a revisão. Após uma análise minuciosa desses estudos, concluiu-se que o método Halliwick, estratégias híbridas adaptadas e a flexibilidade na aplicação de métodos como ABA mostram-se promissores. Essas abordagens não só facilitam o aprendizado da natação, mas também contribuem significativamente para o desenvolvimento global das crianças com TEA, destacando a importância de práticas inclusivas e terapêuticas nesse contexto específico.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1457
Aparece nas coleções:Educação Física Centro (B.el) - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FERNANDA INGRYD SOUSA ALBUQUERQUE PAULA NATÁLIA LOURENÇO BARBOSA - TCC 2023.pdf234,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.