Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1456
Título: Qualidade de vida de fisioterapeutas que atuaram na linha de frente no combate a covid-19.
Autor(es): Olegario, Natalia Bitar da Cunha
Lima, Maria Beatriz Dias
Mesquita, Marjory Maurício
Palavras-chave: COVID-19
Qualidade de vida
fisioterapia
Data do documento: 14-Jun-2022
Citação: LIMA, Maria Beatriz Dias; MESQUITA, Marjory Maurício. Qualidade de vida de fisioterapeutas que atuaram na linha de frente no combate a covid-19. 2022. 16f. Artigo. (Graduação em Fisioterapia). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2022.
Resumo: A COVID-19 é uma doença altamente transmissível, que vem causando aos profissionais da saúde alterações significativas no bem-estar pessoal e profissional. O estresse físico e emocional é a consequência da alta complexidade da doença, que trouxe consigo aumento dos sintomas de ansiedade, depressão, sintomas psicossomáticos, alteração no sono e o medo de se infectar ou ser um possível transmissor do vírus. O objetivo deste trabalho é analisar a qualidade de vida dos fisioterapeutas que fizeram parte da linha de frente no combate a COVID-19. Esse estudo trata-se de um estudo descritivo transversal com abordagem quantitativa, no qual foi realizado por meio da aplicação do questionário de qualidade de vida WHOQOL-Bref e do Índice da qualidade do sono de Pittsburgh (PSQI), que foram inseridos em um formulário online através da ferramenta Google Forms. A amostra se dá por 46 fisioterapeutas que atuaram na linha de frente, com prevalência de faixa etária de 18 a 28 anos. Os fisioterapeutas avaliados no estudo apresentaram qualidade de vida regular, sendo o domínio relações sociais o melhor pontuado e o domínio físico com pior pontuação. A qualidade de vida parece, ainda, estar relacionada à pior qualidade do sono.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1456
Aparece nas coleções:Fisioterapia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA BEATRIZ DIAS LIMA MARJORY MAURÍCIO MESQUITA - TCC.pdf187,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.