Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1454
Título: Dor associada ao estresse percebido em acadêmicos da área da saúde em uma instituição de ensino superior de Fortaleza – Ceará
Autor(es): Lopes, Rinna Rocha.
Castor, Ana Naira Bertine
Viana, Sara Jéssica Forte
Palavras-chave: Acadêmicos
Dor
Estresse
Data do documento: 14-Jun-2022
Citação: CASTOR, Ana Naira Bertine; VIANA, Sara Jéssica Forte. Dor associada ao estresse percebido em acadêmicos da área da saúde em uma instituição de ensino superior de Fortaleza – Ceará. 2022. 23f. Artigo. (Graduação em Fisioterapia). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2022.
Resumo: A dor musculoesquelética (DME) apresenta alta prevalência na população mundial e sofre influência de diversos fatores como o estresse, que apresenta grande chance de surgir no período universitário. Portanto, objetivou-se identificar se há relação entre a percepção do estresse e a intensidade de dor em acadêmicos da área da saúde. Trata-se de um estudo transversal de abordagem quantitativa ocorrido em uma Instituição Privada de Ensino Superior localizada em Fortaleza - CE durante abril a maio de 2022. A relação entre a intensidade de dor relacionou-se com fatores específicos dos estresses percebido. Pode-se deduzir que a amostra apresentou nível moderado de estresse e moderado a alto de intensidade de dor com face anterior da cabeça, parte posterior do pescoço, região dos rombóides, coluna torácica e coluna lombar baixa como locais mais incidentes de dor. Como tratamento para a dor, a utilização de medicamentos se sobrepôs ao exercício físico. Conclui-se que não há relação entre a intensidade de dor e o estresse em seus aspectos gerais (p= 0,345) mas há em domínios específicos. Em contraponto com a literatura não houve diferença significativa entre estresse e o gênero ou semestre, nem entre o semestre e a intensidade da dor. Os acadêmicos acima de 44 anos terem sido excluídos da pesquisa por terem alguma doença crônica e/ou fazerem uso contínuo de medicamentos sugere novas hipóteses de pesquisa.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1454
Aparece nas coleções:Fisioterapia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SARA JÉSSICA FORTE VIANA ANA NAIRA BERTINE CASTOR_TCC.pdf1,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.