Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1453
Título: Laserterapia como tratamento fisioterapêutico de lesão por pressão: uma revisão integrativa.
Autor(es): Scipiao Júnior, Lino Delcio Gonçalves
Queiroz, Thyara Araújo de
Palavras-chave: Lesão Por Pressão
Laserterapia
Fisioterapia
Data do documento: 14-Jun-2022
Citação: QUEIROZ, Thyara Araújo de. Laserterapia como tratamento fisioterapêutico de lesão por pressão: uma revisão integrativa. 2022. 20f. Artigo. (Graduação em Fisioterapia). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2022.
Resumo: A lesão por pressão ocorre devido a uma pressão intensa ou prolongada em combinação com o cisalhamento. As lesões por pressão são comumente associadas a quadros clínicos onde o paciente encontra-se com redução de sua mobilidade. A laserterapia se apresenta como uma intervenção fisioterapêutica no tratamento das lesões por pressão, acelerando os eventos pertinentes à cicatrização de tecidos lesados. O objetivo deste estudo foi analisar o uso da laserterapia como tratamento fisioterapêutico de lesão por pressão e as variáveis mais relevantes a serem consideradas a respeito desta intervenção. Este trata-se de uma revisão integrativa, onde foi realizada uma busca por artigos publicados entre 2017 e 2022 nas bases de dados SciELO, PubMed, LILACS e Periódicos CAPES, utilizando os descritores: Lesão por Pressão e Terapia a Laser, e seus respectivos na língua inglesa (Pressure Ulcer e Laser Therapy). Apenas quatro artigos se encaixaram nos critérios pré-estabelecidos. Todos os artigos encontrados relataram melhoras significativas após o tratamento por meio da laserterapia. Além da eficácia do tratamento, os trabalhos buscaram estabelecer relações entre os componentes anti-inflamatórios e moduladores da resposta imune no processo de cicatrização de lesões por pressão utilizando laserterapia. Também buscou-se estabelecer a importância da educação do paciente em relação aos cuidados e medidas preventivas durante este tratamento. Apesar dos achados, acredita-se que esta área pode ser ainda mais explorada, buscando definir melhores protocolos e condutas no uso da laserterapia no tratamento de lesões por pressão.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1453
Aparece nas coleções:Fisioterapia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
THYARA ARAÚJO DE QUEIROZ_TCC.pdf208,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.