Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1452
Título: Principais intervenções fisioterapêuticas utilizadas para a reabilitação funcional de ombro em mulheres mastectomizadas.
Autor(es): Vitoriano, Natalia Aguiar Moraes,
Vitoriano, Vivia da Silva
Palavras-chave: Fisioterapia
Neoplasia
Mastectomia
Câncer de Mama
Ombro
Desempenho Funcional
Data do documento: 14-Jun-2022
Citação: VITORIANO, Vivia da Silva. Principais intervenções fisioterapêuticas utilizadas para a reabilitação funcional de ombro em mulheres mastectomizadas. 2022. 18f. Artigo. (Graduação em Fisioterapia). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2022.
Resumo: Introdução: O câncer de mama é um tumor do tipo heterogêneo, que se desenvolve rapidamente e progride lentamente. No Brasil milhares de mulheres são diagnosticadas diariamente com câncer de mama, umas precocemente, outras tardiamente, levando ao tratamento medicamentoso e/ou cirúrgico. Na mastectomia pode haver comprometimento funcional. A fisioterapia onco-funcional, por sua vez, é uma área que reabilita disfunções cinético-funcionais decorrentes do câncer. Objetivo: Identificar quais as principais intervenções fisioterapêuticas utilizadas para a reabilitação funcional de ombro em mulheres pós mastectomia. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa, sendo utilizado artigos científicos pesquisados nas bases de dados Scielo, PubMed, BVS e CAPES, sendo artigos originais e sem recorte temporal, utilizando os seguintes descritores Fisioterapia; Neoplasia; Mastectomia; Câncer de Mama; Ombro; Desempenho Funcional, com os operadores Booleanos AND e OR. Após a busca foi iniciado o processo de triagem dos artigos sendo selecionados um total de 4 estudos elegíveis. Resultados e Discussão: Foram realizados exercícios de alongamento, metabólicos e relaxamento e teste de força muscular respiratória, todos com intuito de melhorar a postura corporal e recuperar a ADM, como também, intervenções que contribuíram para uma recuperação rápida na funcionalidade do membro acometido. Conclusão: Foi possível observar as principais intervenções fisioterapêuticas na reabilitação de mulheres pós mastectomia, portanto esperamos que esta pesquisa possa possibilitar um maior alerta frente a necessidade de maiores incentivos à pesquisa na área de fisioterapia e suas intervenções no pré e pós-operatório de cirurgias oncológicas.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1452
Aparece nas coleções:Fisioterapia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VIVIA DA SILVA VITORIANO - TCC.pdf230,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.