Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1451
Título: A inclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação física do ensino regular – uma revisão integrativa de literatura
Autor(es): Policarpo, Bruno Feitosa
Moraes, José Waldemberg Lino
Oliveira, Lucas Araujo Gondim de
Palavras-chave: Educação Física
Inclusão
Estratégias Pedagógicas
Data do documento: 11-Dez-2023
Citação: MORAES, José Waldemberg Lino; OLIVEIRA, Lucas Araujo Gondim de. A inclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação física do ensino regular – uma revisão integrativa de literatura. 2023. 26f. Artigo (Graduação em Educação Física - Bacharelado). - Centro Universitario Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: A inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física tem sido tema de debate já há alguns anos dentro da escola. Melhores metodologias vêm sendo desenvolvidas no âmbito escolar, o que permite que esses alunos realizem todas as atividades ofertadas pelos professores de Educação Física e extraiam o máximo de experiências positivas das aulas, como acontece com alunos sem deficiência. Nesse sentido, esse trabalho tem como objetivo a coleta e análise de material acadêmico para melhor compreensão acerca da inclusão de alunos com necessidades especiais nas aulas de Educação Física do sistema regular de ensino. Para tal, foi realizada uma Revisão Integrativa de Literatura com materiais selecionados através do Google Acadêmico. Nesses materiais, foi possível observar um panorama do período de 2014 a 2023 da atuação dos professores, escolas e autoridades públicas no debate, desenvolvimento e aplicação das políticas de inclusão. Os principais resultados apontaram que, apesar das diversas problemáticas ligadas ao cerne da questão, tais como lacunas na formação inicial e na formação continuada e resistência à mudança por parte dos professores, existem soluções que articulam posturas do professor e políticas públicas para promover a inclusão de alunos com deficiência. Conclui-se que embora o debate e a criação de políticas públicas voltadas para os alunos com deficiência tenham se tornado vagarosamente mais presentes, ainda se faz necessário mais estudos e maior esforço por parte dos autores em colocar em prática tais políticas, além de um olhar mais atento às realidades que se apresentam todos os dias.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1451
Aparece nas coleções:Educação Física Centro (B.el) - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUCAS ARAUJO GONDIM DE OLIVEIRA JOSÉ WALDEMBERG LINO MORAES tcc REVISADO.pdf417,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.