Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1450
Título: Prevalência de lesões musculoesqueléticas em atletas de levantamento de peso e fisiculturismo: uma revisão integrativa
Autor(es): Uchoa, Paulo Andre Gomes
Freitas, Mateus Yan Silva
Silva, Murilo Gualter do Carmo
Palavras-chave: Lesões
fisiculturismo
levantamento de peso
Data do documento: 12-Dez-2023
Citação: FREITAS, Mateus Yan Silva; Murilo SILVA, Gualter do Carmo. Prevalência de lesões musculoesqueléticas em atletas de levantamento de peso e fisiculturismo: uma revisão integrativa. 2023. 17f. Artigo (Graduação em Educação Física - Bacharelado). - Centro Universitario Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: O objetivo deste estudo é investigar o indicativo existente de lesões musculoesqueléticas em atletas de levantamento de peso e fisiculturismo. Foi realizado um levantamento bibliográfico nas bases de dados PubMed e SciELO, compreendendo o período entre os anos de 1999 a 2023, utilizando os seguintes descritores: lesões, atletas, fisiculturismo e levantamento de peso. Seguindo os procedimentos estabelecidos para o estudo, foram escolhidos 3 artigos para esta revisão. De acordo com os estudos, o índice de lesões musculoesqueléticas nos esportes citados é bem baixo, e mínimo quando comparado a outras modalidades, podendo notar que o ombro, joelho, coluna torácica e lombar são as regiões mais afetadas no que se refere à lesão. É importante relatar que, por existirem poucos estudos sobre esta temática, não foi possível obter mais resultados, afim de colher dados mais precisos. O estudo conclui que, embora a taxa de lesões musculoesqueléticas nestes atletas seja baixa, é necessário treinar sob supervisão do treinador ou algum profissional especializado.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1450
Aparece nas coleções:Educação Física Centro (B.el) - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MATEUS YAN SILVA FREITAS MURILO GUALTER DO CARMO SILVA TCC .pdf279,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.