Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1449
Título: O ensino do esporte na educação física escolar
Autor(es): Policarpo, Bruno Feitosa
Costa, Matheus de Oliveira
Palavras-chave: Educação Física
Ensino
Esporte
Data do documento: 6-Dez-2023
Citação: COSTA, Matheus de Oliveira. O ensino do esporte na educação física escolar. 2023. 22f. Artigo (Graduação em Educação Física - Bacharelado). - Centro Universitario Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: A educação física escolar assume um importante papel no processo educacional, por proporcionar aos alunos a oportunidade de experimentar diferentes modalidades esportivas, adquirir novas habilidades motoras, desenvolver o pensamento estratégico e promover a prática de um estilo de vida mais ativo e equilibrado. Objetiva-se em compreender e descrever o ensino do esporte na educação física escolar. A metodologia foi uma pesquisa classificada como uma revisão integrativa de análise qualitativa, realizada de agosto a novembro de 2023, tendo abordado como descritores: educação física escolar, esporte e ensino, e como estratégias de busca: esporte e educação escolar e esporte e ensino, foi realizada uma pesquisa pela amostra através do Google Acadêmico no período de 2019 a 2023, nos idiomas inglês e português, resultando em 5 estudos no final. Os principais resultados apontam que as atividades esportivas despertaram um interesse marcante nos alunos, oferecendo oportunidades não apenas para o desenvolvimento das habilidades motoras, mas também para os aspectos cognitivos e emocionais, ao participar de diferentes modalidades esportivas permite que os alunos explorem suas preferências e aptidões, adquiram valores morais como respeito, empatia e disciplina além de destacar aspectos positivos para a promoção de um ambiente escolar mais saudável e envolvente. Conclui-se que a educação física escolar é uma disciplina fundamental que vai além do ensino de técnicas esportivo, mas trata-se de uma ferramenta para promover saúde, cooperação e socialização dos alunos, seu papel na educação física abrange a formação integral deles, essa abordagem busca proporcionar uma compreensão mais profunda dos conceitos relacionados aos esportes e atividades físicas, e o ponto a ser destacado é a importância do esporte como uma ferramenta educacional para o desenvolvimento geral do aluno.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1449
Aparece nas coleções:Educação Física Centro (B.el) - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MATHEUS DE OLIVEIRA COSTA tcc.pdf401,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.