Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1448
Título: Urolitíase em felino - relato de caso
Autor(es): Sampaio, Thamara Barrozo
Martins, Nathalia Emily
Silva, Ana Paula Pessoa
Palavras-chave: Felinos
Obstrução uretral
Urolitíase
Data do documento: 15-Jun-2023
Citação: MARTINS, Nathalia Emily; SILVA, Ana Paula Pessoa. Urolitíase em felino - relato de caso. 2023. 12f. Artigo (Graduação em Medicina Veterinária). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: A urolitíase felina constitui-se em uma das principais causas de formação de cálculos urinários, que podem ocorrer desde a pelve renal até a uretra. Estes cálculos formados alteram a fisiologia do trato urinário, variando conforme a sua composição. É uma demanda que vem sendo atendida diariamente nos consultórios veterinários e representa grande risco à vida, e ocorre principalmente pela formação de urólitos que impedem o fluxo urinário. O objetivo deste trabalho é relatar o caso de um felino, macho, castrado, sem raça definida, de cinco anos de idade, que desenvolveu urólitos na vesícula urinária, apresentando sintomas como disúria e anorexia. O laudo ultrassonográfico mostrou acentuada repleção líquida na vesícula urinária, debris celulares urinários e microcálculos urinários em pequenas quantidades. O tratamento realizado foi a remoção cirúrgica através de uma cistotomia. Durante o período pós-operatório, recomendou-se uma dieta a base de ração terapêutica específica para trato urinário. Com isso, a cirurgia demonstrou ser eficaz no alívio dos sintomas de uma urolitíase.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1448
Aparece nas coleções:Medicina Veterinária Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA PAULA PESSOA SILVA NATHALIA EMILY MARTINS_TCC.pdf867,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.