Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1446
Título: Natação para o processo de desenvolvimento de crianças: uma revisão integrativa
Autor(es): Uchoa, Paulo Andre Gomes
Barros, Vitor Gabriel da Silva
Menezes, Matheus Maxwel Costa de
Palavras-chave: Natação
Natação infantil
Desenvolvimento
Data do documento: 12-Dez-2023
Citação: BARROS, Vitor Gabriel da Silva; MENEZES, Matheus Maxwel Costa de. Natação para o processo de desenvolvimento de crianças: uma revisão integrativa. 2023. 22f. Artigo (Graduação em Educação Física - Bacharelado). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: Em se tratando de esportes, a natação se destaca pela abrangência de benefícios, tais como desenvolvimento de coordenação motora, condicionamento aeróbio e melhor qualidade de vida, independente da idade em que é praticada. Tomando como base as informações acima, o objetivo do presente trabalho é demonstrar a importância da natação para desenvolvimento infantil. A metodologia da pesquisa utilizada classifica-se como uma revisão integrativa de análise qualitativa, onde foram selecionados estudos dentro das bases de dados Pubmed e Scielo, inicialmente foram encontrados 126 estudos, que após os critérios de elegibilidade utilizados na presente pesquisa, resultaram em 04 estudos, que compuseram o quadro de resultados. Os resultados demonstram que as crianças que praticam natação possuem melhor performance motora do que as crianças que não praticam. Isso torna evidente que os movimentos realizados na prática de natação contribuem para melhoria da psicomotricidade, fundamental para crianças nas fases iniciais de descobrimento dos movimentos. Além disso, foi verificado aumento da flexibilidade e da capacidade funcional, proporcionando melhora nas facetas psicológica e de relação social.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1446
Aparece nas coleções:Educação Física Centro (B.el) - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MATHEUS MAXWEL COSTA DE MENEZES VITOR GABRIEL DA SILVA BARROS TCC (1).pdf258,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.