Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1443
Título: Redução de custo no setor de corte de fibras em uma fábrica de pás eólicas
Autor(es): Lima, Danielle Kely Saraiva de
Militão, João Victor Barbosa
Rocha, Tiago Sousa
Palavras-chave: Usinas eólicas
Fabricação de pás eólicas
Redução de custos
Data do documento: 7-Jun-2023
Citação: MILITÃO, João Victor Barbosa; ROCHA, Tiago Sousa. Redução de custo no setor de corte de fibras em uma fábrica de pás eólicas. 2023. 34f. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: A energia eólica representa uma fonte alternativa de geração de energia que tem ganhado bastante importância nos últimos anos. A busca por fontes renováveis tem sido uma oportunidade para o Brasil mostrar seu potencial no setor. Com relação à energia eólica, a grande oferta de ventos no Brasil, especialmente no litoral, faz com que o país tenha destaque internacionalmente, mesmo que ainda não tenha explorado todo o potencial eólico que possui. No Ceará, a energia eólica responde por quase metade da sua matriz energética e ainda assim não chega a consumir tudo o que produz nas usinas eólicas. Embora sejam energias renováveis e que se encaixem na perspectiva voltada para o cuidado com o meio ambiente e com a preocupação em relação ao aquecimento global, as usinas eólicas necessitam de um investimento significativo no que se refere aos materiais que compõe a turbina eólica, especialmente as pás. Esses materiais, denominados compósitos, possuem um custo elevado, o que faz com que o processo de fabricação das pás passe por todo um controle que ajude a promover a eficiência, diminuindo o desperdício e maiores custos. Nesse sentido, o presente trabalho possui o seguinte problema de pesquisa: de que forma o custo da matéria-prima de fabricação de pás eólicas pode ser reduzido durante o corte do tecido? O objetivo geral é demonstrar de que forma o custo da matéria-prima de fabricação de pás eólicas pode ser reduzido durante o corte do tecido. O processo de corte das fibras que compõem as pás eólicas é todo feito de forma automatizada, mas ainda assim ocorrem desperdícios que chegam a 13,5% do tecido. Uma das formas de melhorar o consumo e reduzir esse desperdício é por meio do redimensionamento dos rolos de tecido, sendo possível adequar o melhor comprimento e largura de rolos para o processo de corte. Dessa forma, o desperdício é diminuído de 13,5% para apenas 2%, sem qualquer comprometimento para o limite de segurança para possíveis alterações nas camadas. A redução dos resíduos refletiu também na diminuição do tempo que se usava para retirada dos rolos ao fim da batelada de produção. Conclui-se que a melhoria nos processos de produção das pás eólicas favorece a redução dos custos no uso de materiais, reduzindo a quantidade de resíduos e melhorando a relação custo-benefício da produção das pás eólicas.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1443
Aparece nas coleções:Engenharia de Produção Centro - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOÃO VICTOR BARBOSA MILITÃO TIAGO SOUSA ROCHA_TCC.pdf1,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.