Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1431
Título: Relação entre atividade laboral e a qualidade de sono de fisioterapeutas que atuaram na linha de frente do combate a covid-19
Autor(es): Olegario, Natalia Bitar da Cunha
Arruda, Louise Feitosa de
Valentim, Luana de Almeida
Palavras-chave: Qualidade de vida
Distúrbios do sono
Fisioterapeutas
Data do documento: 14-Jun-2022
Citação: ARRUDA, Louise Feitosa de; VALENTIM, Luana de Almeida. Relação entre atividade laboral e a qualidade de sono de fisioterapeutas que atuaram na linha de frente do combate a covid-19. 2022. 15f. Artigo. (Graduação em Fisioterapia). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2022.
Resumo: A atuação do fisioterapeuta durante o período de alta contaminação do coronavírus e grande demanda de pacientes nas UTI’s foi de máxima importância, porém, devido a essa alta demanda, os profissionais foram submetidos a situações de estresse e ansiedade. Verificou-se que um dos principais problemas para os profissionais da saúde, incluindo os fisioterapeutas, consiste na exaustão ou esgotamento dos trabalhadores frente à intensa carga de trabalho. A vivência de desse conjunto de dificuldades, podem desencadear dificuldades para iniciar e continuar a dormir, resultando em sensação de sono não reparador, sintomas característicos da insônia, prejudicando a qualidade do sono, tornando-se um fator incremental negativo na saúde física e psicológica dos fisioterapeutas em meio à pandemia. Esse estudo tem o objetivo de avaliar a relação entre atividade laboral e qualidade do sono dos fisioterapeutas que atuaram na linha de frente do combate ao COVID-19. Trata-se de um estudo descritivo transversal com abordagem quantitativa, realizado no período de fevereiro à maio por meio da aplicação de questionários via Google Forms. Aplicamos os questionários WHOQOL-Bref, PSQI e o EPWORTH e sociodemográfico, a amostra se deu por 46 fisioterapeutas. A hipótese levantada pelos pesquisadores foi refutada, observou-se que uma das limitações do estudo está no número reduzido de participantes, pois não foi encontrada correlação entre a carga horária semanal de trabalho e a qualidade de vida ou do sono dos profissionais que atuaram na linha de frente do combate à COVID-19 estudados.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1431
Aparece nas coleções:Fisioterapia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LOUISE FEITOSA DE ARRUDA LUANA DE ALMEIDA VALENTIM_TCC.pdf553,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.