Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1429
Título: Repercussões da fisioterapia na melhora da qualidade de vida de crianças com câncer em cuidados paliativos
Autor(es): Taddeo, Patricia da Silva
Nascimento, Laissa Maria da Silva do
Souza, Melissa Nogueira de
Palavras-chave: Câncer pediátrico
Cuidados paliativos
Fisioterapia
Atenção humanizada
Data do documento: 14-Jun-2022
Citação: NASCIMENTO, Laissa Maria da Silva do; SOUZA, Melissa Nogueira de. Repercussões da fisioterapia na melhora da qualidade de vida de crianças com câncer em cuidados paliativos. 2022. 21f. Artigo. (Graduação em Fisioterapia). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2022.
Resumo: O câncer pediátrico comparado ao adulto, se propaga de forma avançada e invasiva, deixando os pacientes mais propícios aos cuidados paliativos pela identificação tardia. Com isso buscou-se identificar os resultados positivos dos cuidados paliativos, no qual pode-se auxiliar e orientar pacientes, cuidadores, familiares e profissionais de saúde para atenção humanizada e especializada nesse tipo de conduta. Esse estudo teve como objetivo identificar as repercussões da fisioterapia atuando na melhora da qualidade de vida de crianças com câncer em cuidados paliativos. Métodos: Tratou-se de uma revisão integrativa da literatura, utilizando a estratégia PICOS. A coleta de dados foi realizada mediante a busca avançada nas bases de dados na BVS, PubMed, LILACS e SCIELO, com os descritores câncer pediátrico, cuidados paliativos, fisioterapia, atenção humanizada, entre os meses de fevereiro a maio de 2022. Foram incluídos 4 estudos nesta revisão que trataram a respeito da aplicabilidade da fisioterapia juntamente com os cuidados paliativos em crianças com câncer na melhora da qualidade de vida, além da identificação dos benefícios alcançados. Após análise da literatura percebe-se que a fisioterapia atua com os cuidados paliativos, visando de forma significativa a melhora da qualidade de vida do mesmo, "devolvendo" a funcionalidade, permitindo a realização das atividades diárias, nutrindo a comunicação aberta com o paciente, familiares, cuidadores e profissionais envolvidos, pois a fisioterapia dispõe de técnicas e recursos específicos da profissão que são fortalecidos pelo trabalho da equipe multidisciplinar.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1429
Aparece nas coleções:Fisioterapia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LAISSA MARIA DA SILVA DO NASCIMENTO E MELISSA NOGUEIRA DE SOUZA - TCC.pdf564,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.