Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1425
Título: Organização sindical e representatividade da classe trabalhadora do Brasil
Autor(es): Wanderley, Gabriella de Assis
Duarte, José Pereira
Silva, Alex Alves da
Palavras-chave: Constituição Federal
Direito do trabalho
Reforma Trabalhista
Organização sindical
Data do documento: 15-Jun-2023
Citação: DUARTE, José Pereira; SILVA, Alex Alves da. Organização sindical e representatividade da classe trabalhadora do Brasil. 2023. 17f. Artigo (Graduação em Direito). Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: O objetivo deste trabalho científico é análise das formas de custeio sindical após a reforma trabalhista frente a importância da representação sindical no modelo brasileiro. Para tanto a pesquisa apresenta uma revisão bibliográfica sobre o Direito do Trabalho, incluindo deveres, conquistas, lutas e obrigações das Entidades Sindicais enquanto representantes fiscalizadores do bem-estar e segurança das classes trabalhadoras, sem fins lucrativos, bem como traça um cronograma das formas de custeio sindical antes e após a reforma trabalhista, tanto as formas legalmente constituídas como o entendimento da corte constitucional sobre o tema. Por fim, o trabalho traz as novas possibilidades de custeio frente às mudanças legais e jurisprudenciais sobre o tema. A proposta de intervenção do presente trabalho é de avaliar a necessidade que as entidades têm de receber o custeio para realizar as suas funções trabalhistas por melhorias dos direitos dos trabalhadores, isso constituído na Constituição Federal de 1988 e agora, facultado na Reforma Trabalhista de 2017. A metodologia utilizada do desenvolvimento para o desenvolvimento da pesquisa se trata de uma revisão bibliográfica para descrição do levantamento histórico da importância dos sindicatos no Brasil, bem como uma análise de jurisprudências e projetos de lei que versam sobre a questão do custeio sindical na busca do entendimento jurídico do tema e consultas legais e constitucionais na interpretação e descrição do modelo de custeio sindical antes e após a reforma trabalhista.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1425
Aparece nas coleções:Direito Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALEX ALVES DA SILVA E JOSÉ DUARTE PEREIRA_TCC.pdf228,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.