Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1417
Título: Exercício físico como forma de tratamento a pessoas com ansiedade e depressão: uma revisão de literatura
Autor(es): Uchoa, Paulo Andre Gomes
Castro, Guilherme Vaz de
Farias, Luciano de Araujo
Palavras-chave: Musculação
Benefícios
Ansiedade
Depressão
Data do documento: 12-Dez-2023
Citação: CASTRO, Guilherme Vaz de; FARIAS, Luciano de Araújo. Exercício físico como forma de tratamento a pessoas com ansiedade e depressão: uma revisão de literatura. 2023. 22f. Artigo (Graduação em Educação Física - Bacharelado). - Centro Universitario Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: A Educação Física e suas formas de se desenvolver o exercício, são meios de mudança que pessoas praticam tanto para verem a si mesmos de forma melhor, com o corpo ideal ou melhorando sua saúde, como melhorando seu desenvolvimento motor e seu estado mental. Baseando-se nas informações anteriores, o presente trabalho tem o objetivo de tratar sobre os efeitos da musculação para combater a ansiedade e depressão. A metodologia da pesquisa utilizada classifica-se como uma revisão integrativa de análise qualitativa, onde foram selecionados estudos dentro das bases de dados Pubmed e Scielo, inicialmente foram encontrados 26 estudos, que após os critérios de elegibilidade utilizados na presente pesquisa, resultaram em 04 estudos, que compuseram o quadro de resultados. Para concluir, verifica-se que a prática regular de atividades físicas, bem como outros exercícios físicos, abrange um leque bem maior de benefícios mentais e físicos do que meramente perca de peso. Além de prevenir o sedentarismo, a musculação oferece melhores condições para o combate da ansiedade e depressão, em especial para os idosos, proporcionando assim, uma melhor relação com o meio em que vive.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1417
Aparece nas coleções:Educação Física Centro (B.el) - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GUILHERME VAZ DE CASTRO LUCIANO DE ARAUJO FARIAS TCC.pdf310,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.