Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1416
Título: Sharenting e a exposição excessiva da criança e do adolescente no Instagram
Autor(es): Felizola, Milena Britto
Farias, Maria de Fátima Oliveira Vieira
Silva, Andressa Santiago Levino da
Palavras-chave: Sharenting
Poder Parental
Instagram
Liberdade de Expressão
Direito à Privacidade
Data do documento: 7-Jun-2023
Citação: FARIAS, Maria de Fátima Oliveira Vieira; SILVA, Andressa Santiago Levino da. Sharenting e a exposição excessiva da criança e do adolescente no Instagram. 2023. 30f. Artigo (Graduação em Direito). Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo geral analisar a prática do sharenting, sob a perspectiva do poder parental, exercido na divulgação de informações e imagem das crianças e dos adolescentes no Instagram. A problemática do sharenting, portanto, trata da colisão existente entre o direito à liberdade de expressão dos pais e a violação do direito à privacidade dos menores, demonstrando as dificuldades em preservar a privacidade infanto-juvenil, em meio a uma era digital, em que há uma exaltação frequente aos influenciadores digitais. A metodologia utilizada foi a qualitativa e quantitativa, com o objetivo de explorar e buscar maior conhecimento acerca da problemática descrita. Foram observados os aspectos históricos, sociais e jurídicos atinentes ao tema, por meio da coleta de dados, obtidos pela pesquisa bibliográfica. Houve o acesso a dados oficiais, artigos científicos, livros e demais fontes doutrinárias. De início, foram descritos os direitos inerentes à personalidade, à imagem e à privacidade das pessoas na menoridade. Em seguida, realizou-se a análise do poder parental dos pais, ante a divulgação de imagens de crianças e adolescentes no Instagram. Mais adiante, foi tecida a definição de sharenting e de como esta ação pode se tornar um problema na vida das crianças e adolescentes que foram expostos. Dessa forma, foi observada a possibilidade de os pais serem civilmente responsabilizados pela divulgação de dados dos filhos. A conclusão deste trabalho objetivou contribuir para o desenvolvimento de estudos aprofundados sobre as consequências, a longo prazo, da prática do sharenting e sobre a perspectiva do poder parental, com foca na proteção do direito à privacidade e de imagem da criança e do adolescente.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1416
Aparece nas coleções:Direito Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDRESSA SANTIAGO LEVINO DA SILVA MARIA DE FÁTIMA OLIVEIRA VIEIRA FARIAS_TCC.pdf268,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.