Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1414
Título: O “8 de janeiro” e o constitucionalismo contemporâneo
Autor(es): Souza, Rogerio Silva e
Andrade, Daiane da Silva
Silva, Pedro Henrique Ferrari
Palavras-chave: Movimentos antidemocráticos
Democracia
Constitucionalismo abusivo
“8 de janeiro”
Data do documento: 6-Jun-2023
Citação: ANDRADE, Daiane da Silva; SILVA, Pedro Henrique Ferrari. O “8 de janeiro” e o constitucionalismo contemporâneo. 2023. 28f. Artigo (Graduação em Direito). Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: Os atos do “8 de janeiro” levantaram muitas questões e opiniões no âmbito do Direito Constitucional, haja vista que há neste evento uma relação com a ascensão de movimentos antidemocráticos, o que enseja o enfraquecimento do sistema do constitucionalismo contemporâneo. A pesquisa tem como objetivo geral investigar as razões que motivam os atos de “8 de janeiro” em ascensão global à luz do constitucionalismo. Para tanto, serão analisadas as principais teorias levantadas por estudiosos do tema sobre o desgaste que as democracias vêm enfrentando e seus reflexos no corpo social, buscando-se compreender os processos históricos como as características que localizam o homem na pós-modernidade e a identidade do ser nessa condição, logo após, são estudados os fenômenos que orbitam este tem complexo, as razões de enfraquecimento das democracias, que perpassa por diversos aspectos, desde o papel dos líderes e dos representantes do povo à fiscalização e o controle dos mecanismos de poder constitucionais. Ademais, é analisada a reação frente a relação das insatisfações populares com o aumento do populismo em meio a uma era tecnológica de crescimento de formas de comunicação por mídias sociais e o elo perdido acerca do entendimento dos limites da liberdade, dando azo ao constitucionalismo abusivo em face do fenômeno que passou a ser denominado como “8 de janeiro”, no cenário jurídico-político brasileiro.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1414
Aparece nas coleções:Direito Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DAIANE DA SILVA ANDRADE PEDRO HENRIQUE FERRARI SILVA_TCC.pdf362,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.