Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1407
Título: Influência das atividades aquáticas no desenvolvimento de crianças com transtorno de espectro autista (TEA)
Autor(es): Costa, Roberta Oliveira da
Almeida, Anderson Silva
Rebouças, Emily Pereira
Palavras-chave: Autismo
Atividades Aquáticas
Criança
Data do documento: 11-Dez-2023
Citação: ALMEIDA, Anderson Silva; REBOUÇAS, Emily Pereira. Influência das atividades aquáticas no desenvolvimento de crianças com transtorno de espectro autista (TEA). 2023. 21f. Artigo (Graduação em Educação Física - Bacharelado). - Centro Universitario Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno neurológico que compromete a interação social, comportamento restrito e repetitivo, pode ser tratado de acordo com a gravidade, leve, moderada e severa. O Tratamento do TEA incentiva a interação e compreensão da comunicação, e entre os principais tratamentos estão terapia comportamental, terapia ocupacional, medicamentosa e fonoterapia, dependendo da necessidade de cada pessoa. O objetivo desse estudo é identificar influência das atividades aquáticas no desenvolvimento de crianças com transtorno de espectro autista. Esta pesquisa se caracteriza-se como estudo de revisão integrativa com parâmetros qualitativos. Para essa pesquisa foram utilizados os seguintes descritores: autismo e atividades aquáticas. Foram construídas duas estratégias de busca: “autismo e atividades aquáticas”. Nas estratégias de busca, no google acadêmico optou-se em configurar a pesquisar no período de 2010 a 2023, nos idiomas, português, incluídos 10 estudos nesta revisão. Assim, neste estudo demonstrou benefícios das atividades aquáticas no desenvolvimento de crianças autistas. Os movimentos que a criança realiza dentro da água se assemelha a movimentos diários como por exemplo andar, se tornando dessa maneira uma atividade de conhecimento do próprio corpo. Portanto, as atividades aquáticas apresentam uma formidável estratégia de desenvolvimento com efetivas modificações no processo de aprendizagem eficiente.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1407
Aparece nas coleções:Educação Física Centro (B.el) - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDERSON SILVA ALMEIDA EMILY PEREIRA REBOUÇAS TCC.pdf269,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.