Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1406
Título: Desigualdade salarial no Brasil em razão do gênero
Autor(es): Nogueira, Maria Neurilane Viana
Carvalho, Raquel Helena Abreu de
Oliveira, Eugênia Araújo de
Data do documento: 5-Jun-2023
Citação: CARVALHO, Raquel Helena Abreu de; OLIVEIRA, Eugênia Araújo de. Desigualdade salarial no Brasil em razão do gênero. 2023. 27f. Artigo (Graduação em Direito). Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: A presente pesquisa aborda o contexto histórico da origem da desigualdade salarial em razão do gênero, tendo como foco o Brasil. O objetivo da pesquisa é fazer uma análise da origem do fenômeno da desigualdade salarial em razão do gênero, a luz do direito, tendo como estruturação a construção do direito do trabalho. A metodologia usada para a base da pesquisa foi do tipo bibliográfica fundamentado através de leis, literatura jurídica, periódicos, artigos científicos, monografias, doutrina. A pesquisa aborda, conceito de gênero, e suas transformações conceituais conforme as transformações na sociedade, logo em seguida a discussão da gênese sobre o debate de igualdade salarial e a teoria neoclássica e a segregação profissional. E por fim abordamos a relação de emprego e segregação horizontal e vertical e a construção do direito do trabalho e a desigualdade de gênero. Importante destacar que em pleno Século XXI, mesmo diante dos avanços que foram conquistados ao longo da história, com mudanças favoráveis às mulheres, ainda assim o fenômeno da desigualdade salarial é persistente.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1406
Aparece nas coleções:Direito Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EUGÊNIA ARAÚJO DE OLIVEIRA RAQUEL HELENA ABREU DE CARVALHO - COMPROVANTE .pdf334,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.