Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1403
Título: Principais mudanças, benefícios e efeitos na qualidade de vida de praticantes de hidroginástica: uma revisão integrativa
Autor(es): Pinheiro, Bruno Nobre
Mota, Anderson Bruno Bezerra
Palavras-chave: hidroginástica
pessoa idosa (idoso)
atividades físicas
qualidade de vida
Data do documento: 6-Dez-2023
Citação: MOTA, Anderson Bruno Bezerra. Principais mudanças, benefícios e efeitos na qualidade de vida de praticantes de hidroginástica: uma revisão integrativa. 2023. 23f. Artigo (Graduação em Educação Física - Bacharelado) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: Introdução: Com as constatações dos estudos sobre a o exercício físico e os problemas advindos dos maus hábitos de vida, percebeu-se a necessidade de realizar pesquisas na área com objetivos diversos, desde a melhoria da funcionalidade corporal, de modo geral, até o aumento da expectativa de vida. Objetivos: Dentre os objetivos específicos estão compreender através dos questionamentos estabelecidos e de pesquisas literárias, como desenvolveu-se essas mudanças e os fatores que influenciaram de forma mais direta na motivação e busca pela prática. E de modo geral analisar e constatar se os estudos da área apresentam em sua análise, mudanças através da prática diária de exercícios, mais especificamente, da hidroginástica, sendo significativas ou não, no que diz respeito a qualidade de vida e a auto-percepção de bem estar dos praticantes de Hidroginástica, comparando com os fatores que interferiam na vida cotidiana antes da prática, com o resultado após o início da prática de hidroginástica. Metodologia: A revisão integrativa apresenta-se como uma importante ferramenta de síntese do conhecimento e a incorporação da aplicabilidade de estudos significativos na prática, identificando as possíveis lacunas dos estudos analisados, em combinação dos dados teóricos e empíricos com a experiência prática na observação e proximidade do autor. Resultados: Sendo assim, começou a crescer progressivamente os estudos e pesquisas sobre tal temática, e este em questão busca revisar alguns desses estudos e traçar uma linha em comum entre a prática, especificamente, da hidroginástica, já que foi percebido a aderência crescente desta modalidade, e a qualidade de vida de seus praticantes. Notou-se dentre os pontos discutidos nos artigos, algumas semelhanças e informações que poderão servir como auxílio para outras pesquisas posteriores. Os idosos são o público mais abrangente na prática, e os principais efeitos e mudanças constatados foram positivos, desde amenizar problemas físicos, mecânicos ou funcionais do dia a dia, até mesmo a problemas psicológicos, de interação social, convívio e relações interpessoais, que são afetados pelo processo natural de envelhecimento, enfatizando a importância da atividade física, que neste caso, a hidroginástica. Conclusões: Os estudos estão alinhados ao objeto de estudo desta pesquisa, corroborando às hipóteses e suposições previamente refletidas.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1403
Aparece nas coleções:Educação Física Centro (B.el) - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDERSON BRUNO BEZERRA MOTA tcc.pdf185,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.