Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1398
Título: O poder disciplinar em instituições de longa permanência para idosos
Autor(es): Vieira, Marcus Kleredis Monteiro
Oliveira, Layane Pinto de
Silva, Maria Janiele Alves da
Palavras-chave: Poder disciplinar
Idosos
Instituição de Longa Permanência
Data do documento: 7-Dez-2023
Citação: OLIVEIRA, Layane Pinto de; SILVA, Maria Janiele Alves da. O poder disciplinar em instituições de longa permanência para idosos. 2023. 21f. Artigo (Graduação em Psicologia) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: O presente estudo se trata de uma pesquisa de revisão integrativa bibliográfica acerca do poder disciplinar nas instituições de longa permanência para idosos, com o propósito de compreender como o poder disciplinar opera dentro desses locais. Para tal compreensão, buscaram-se estudos com arcabouços científicos, a partir dos critérios metodológicos utilizados nesta pesquisa. Os estudos selecionados foram explorados com o objetivo de expor as características e funcionamento das instituições totais, apresentando o conceito de poder disciplinar segundo a visão foucaultiana. Foi possível identificar, a partir da pesquisa, como o poder disciplinar, através de técnicas de vigilância e controle, faz-se presente em idosos no contexto de institucionalização, visando à construção de subjetividades docilizadas.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1398
Aparece nas coleções:Psicologia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LAYANE PINTO DE OLIVEIRA MARIA JANIELE ALVES DA SILVA TCC.pdf271,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.