Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1395
Título: Cuidados de enfermagem na prevenção de lesão de septo por uso de CPAP nasal em crianças internadas em unidades de terapia intensiva neonatal: uma revisão de literatura
Autor(es): Holanda, Rose-Eloíse
Silva, Genisa Maria Da
Titara, Luana Abreu
Palavras-chave: Enfermagem Neonatal
Prematuro
Pressão Positiva Contínuas nas Vias Aéreas
Conhecimento
Data do documento: 30-Jun-2023
Citação: SILVA, Genisa Maria Da; TITARA, Luana Abreu. Cuidados de enfermagem na prevenção de lesão de septo por uso de CPAP nasal em crianças internadas em unidades de terapia intensiva neonatal: uma revisão de literatura. 2023. 20f. Artigo (Especialização em Enfermagem Pediátrica e Neonatal). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: Introdução: Sabe-se que a modalidade ventilatória não invasiva (VNI), a Continuous Positive Airway Pressure (CPAP), cuja tradução, Pressão Positiva Contínua nas Vias Aéreas, consiste em uma técnica aplicada por meio da pronga, dispositivo nasal adaptado à narina do neonato, com objetivo de oferecer oxigenoterapia por pressão positiva nas vias aéreas no tratamento respiratório e na imaturidade pulmonar, o que maximiza o padrão respiratório. O CPAP nasal com pronga pode vir a causar riscos à integridade cutânea, repercutindo na ocorrência de lesão e desencadeando dor. Manter a integridade cutânea neonatal é o principal cuidado tendo em vista que a pele ainda está em desenvolvimento. Objetivos: Descrever cuidados de enfermagem na prevenção de lesão de septo por uso de CPAP nasal em crianças internadas em unidades de terapia intensiva neonatal. Método: Estudo de revisão integrativa da literatura, para o levantamento de dados foi acessado os bancos de dados LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde) e SCIELO (Scientific Electronic Library Online). Resultados: A análise revelou que os cuidados de enfermagem são primordiais na prevenção de lesão de septo nasal relacionada ao uso de CPAP. O manuseio correto e a execução de protocolos são de suma importância na prevenção de lesões. Conclusão: Buscou-se através desse trabalho contribuir para que ocorram discussões mais aprofundadas sobre a temática, pois existe certa carência do papel fundamental da enfermagem em artigos escritos, ressaltando-se a extrema importância de um conhecimento prévio sobre os cuidados essenciais na oxigenoterapia em neonatos.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1395
Aparece nas coleções:Enfermagem Pediátrica e Neonatal Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GENISA MARIA DA SILVA LUANA ABREU TITARA_TCC.pdf236,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.