Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1393
Título: Funções de gênero no modelo familiar patriarcal e os impactos na figura materna
Autor(es): Ferreira, Ticiana Siqueira
Sales, Lívia Maria Menezes
Sena, Teresa Maria Marques de
Palavras-chave: Maternidade
Parentalidade
Dinâmica Familiar
Data do documento: 14-Dez-2023
Citação: SALES, Lívia Maria Menezes; SENA, Teresa Maria Marques de. A dinâmica familiar e os possíveis impactos na figura materna. 2023. 44f. Artigo (Graduação em Psicologia) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: A partir da disparidade que envolve os cuidados parentais e domésticos das mulheres e dos homens, este trabalho surge com o objetivo de apontar e avaliar os comportamentos entre os gêneros e suas funções diante de uma relação familiar. Considerando que se torna necessário cada vez mais ser debatido a saúde mental feminina, é importante salientar tais questionamentos sobre os fatores que norteiam a maternidade, mas também, buscando compreender até que ponto a figura paterna pode estar envolvida nesse processo prejudicial à mulher. A fim de avaliar esses comportamentos, foram realizadas análises, a partir da Análise de Conteúdo de Bardin, de três episódios do reality “troca de esposas”. Ademais, foram realizadas pesquisas de artigos que tratassem da temática, classificando, assim, o presente trabalho como estudo exploratório, de natureza qualitativa. Neste estudo foram expostas discussões sobre as responsabilidades parentais e como essas são atribuídas em relação à dinâmica familiar. Foram observadas as diversas dinâmicas familiares e como as atividades do lar são centralizadas na figura materna. Sendo percebido a necessidade de ampliar as discussões e pesquisas em relação ao tema, sendo realizado também com o intuito de possibilitar pesquisas a partir do mesmo.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1393
Aparece nas coleções:Psicologia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LÍVIA MARIA MENEZES SALES TERESA MARIA MARQUES DE SENA TCC.pdf735,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.