Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1392
Título: Utilização da terapia de higiene nasal com solução salina isotônica como estratégia de cuidado da via aérea superior: uma revisão integrativa da literatura
Autor(es): Olegario, Natalia Bitar da Cunha
Mesquita, Kamila Raquel Matias de
Silva, Nayandra Noronha da
Palavras-chave: Crianças
Lavagem nasal
Prevenção de doenças
Adultos
Solução salina
Sinais
Sintomas respiratórios
Data do documento: 15-Jun-2023
Citação: MESQUITA, Kamila Raquel Matias de; SILVA, Nayandra Noronha da. Utilização da terapia de higiene nasal com solução salina isotônica como estratégia de cuidado da via aérea superior: uma revisão integrativa da literatura. 2023. 20f. Artigo (Graduação em Fisioterapia). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: O sistema respiratório é formado por ramificações importantes capazes de realizar condução de ar do meio externo até os pulmões. A higiene nasal possui benefícios, atuando desde a remoção do muco nasal até a prevenção de doenças respiratórias. Diante disto, o objetivo deste estudo foi observar a eficácia da utilização da terapia de higiene nasal com solução salina isotônica como estratégia de cuidado da via aérea superior por meio de uma revisão integrativa de literatura, onde o levantamento científico foi feito nas bases de dados SciELO, BVS e PubMed entre os meses de fevereiro a junho de 2023. Foram observados nos estudos que a lavagem nasal com solução salina apresentou efeito imediato após a primeira aplicação, com redução da carga viral 24 horas após o uso e aumento da carga viral nos pacientes que não realizaram a lavagem nasal. A aplicação da técnica tem sido bem proposta como forma de evitar que vírus habitem e se repliquem na mucosa nasal, reduzindo os sintomas e a transmissão. Os achados deste estudo apontam que a lavagem nasal é recomendada como forma de prevenção e tratamento em distúrbios nasais que acometem a via aérea superior, especialmente em processos crônicos, visto que promove a melhora do movimento ciliar, limpeza e liberação do muco, redução do tempo de doença e melhora dos sinais e sintomas.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1392
Aparece nas coleções:Fisioterapia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KAMILA RAQUEL MATIAS DE MESQUITA NAYANDRA NORONHA DA SILVA_TCC.pdf588,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.