Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1391
Título: Impacto da covid-19 na qualidade de vida dos profissionais de saúde da atenção hospitalar
Autor(es): Bessa, Francilena Ribeiro
Marques Junior, José Rodrigues
Palavras-chave: COVID-19
Complications
Quality of life
Health personnel
Data do documento: 13-Jun-2023
Citação: MARQUES JUNIOR, José Rodrigues. Impacto da covid-19 na qualidade de vida dos profissionais de saúde da atenção hospitalar. 2023. 19f. Artigo (Graduação em Fisioterapia). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: INTRODUÇÃO: A COVID-19 é uma infecção respiratória aguda causada pelo coronavírus SARS-CoV-2. Os primeiros casos notificados da doença surgiram na cidade de Wuhan, China, em dezembro de 2019, e em 11 de março de 2020, foi declarada pela OMS como uma pandemia. O SARS-CoV-2 possui alta taxa de transmissibilidade, diversas manifestações clínicas, e eventualmente, a morte. Com a pandemia de COVID-19, os profissionais de saúde tiveram grande destaque de atuação, uma vez que, ficaram à frente de responsabilidades críticas na prevenção, controle, cuidado e tratamento da disseminação da doença. Sobre a qualidade de vida dos profissionais de saúde, a pandemia resultou em efeitos sobre o bem-estar de cada indivíduo. Estudos apontam que possivelmente, os impactos na saúde dos profissionais de saúde, gerados pela pandemia do SARS-CoV-2, sejam igualmente ou até mais graves e duradouros, comparados a eventos anteriores ocasionados por demais surtos infecciosos. OBJETIVO: Identificar os principais impactos na qualidade de vida dos profissionais de saúde da atenção hospitalar, decorrente da pandemia por COVID-19. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo com abordagem quantitativa, onde adotou-se o modelo de revisão integrativa da literatura, com a utilização da estratégia PICO para formulação da questão de pesquisa e busca, realizada nas bases de dados bibliográficas: MEDLINE/PubMed, LILACS e SciELO, seguindo os critérios de inclusão e elegibilidade. A coleta de dados ocorreu no período de abril a maio de 2023. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resultados encontrados nos estudos incluídos nesta revisão, trouxeram informações relevantes com o objetivo do estudo, apresentando as principais alterações na qualidade de vida desses profissionais. Reforçando assim que a pandemia ocasionada pela COVID-19 desestabilizou a vida da maioria dos participantes, trazendo consequências físicas, neurológicas, ambientais e nos hábitos de vida diária. CONCLUSÃO: O presente estudo permitiu constatar que profissionais de diversas áreas de atuação hospitalar tiveram suas vidas pessoais e profissionais afetadas pela pandemia ocasionada pela COVID-19, comprovando uma qualidade de vida prejudicada, em sua grande maioria. Porém faz-se necessária a produção de novos estudos e pesquisas, visando o aprofundamento na temática, dos demais impactos causados pela doença e melhorias na qualidade de vida desses profissionais.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1391
Aparece nas coleções:Fisioterapia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOSÉ RODRIGUES MARQUES JUNIOR_TCC.pdf280,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.