Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1390
Título: A dor que não cessa: análise da(s) violência(s) psicológica(s) contra a mulher no contexto da série "Bom dia, Verônica"
Autor(es): Cavalcante, Amanda Livia de Lima
Braga, Naila da Silva
Rabelo, Karoline Beatriz Nogueira
Palavras-chave: Violência psicológica
Violência contra a mulher
Relacionamento conjugal
Saúde mental feminina
Data do documento: 4-Dez-2023
Citação: BRAGA, Naila da Silva; RABELO, Karoline Beatriz Nogueira. A dor que não cessa: análise da(s) violência(s) psicológica(s) contra a mulher no contexto da série "Bom dia, Verônica". 2023. 31f. Artigo (Graduação em Psicologia). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: A dor que não cessa: análise da(s) violência(s) psicológica(s) contra a mulher no contexto da série "Bom Dia, Verônica" O presente estudo discute sobre a violência psicológica, esta que é a forma de violência mais invalidada historicamente. A pesquisa foi feita a partir dos estudos e das leis já existentes sobre violência contra a mulher. Outro recurso de extrema relevância para a elaboração do referido trabalho foi a série brasileira, original da Netflix, “Bom dia, Verônica” divulgada em 2020. Assim, é importante ressaltar que este trabalho, apesar de possuir o foco para a violência psicológica, não negligenciará outras formas de violência, visto que todas estão interligadas e fazem parte de um ciclo, como poderá ser identificado no decorrer da pesquisa. Ademais, o objetivo geral consiste em analisar de que forma a violência psicológica impacta a saúde mental de mulheres adultas no contexto dos relacionamentos conjugais a partir da série “Bom dia, Verônica”. O percurso metodológico se caracteriza com base na pesquisa de natureza qualitativa do tipo análise documental. Esse método dispõe de materiais que ainda não receberam tratamento analítico, sendo as fontes primárias, enquanto a pesquisa bibliográfica considera, estudos que tenha recebido este tratamento, ou seja, são as fontes secundárias. Para melhores compreensões, optou-se por elaborar o locus da investigação, o qual contém cenas e falas que serão utilizadas para análise no decorrer do trabalho. Dessa forma, pôde-se compreender os impactos psicossociais da violência psicológica, como ela pode ser identificada como a porta de entrada para outros tipos de violência e de que forma, aos poucos, ela mina a subjetividade, a autonomia, dentre outras perdas simbólicas de suas vítimas. Por fim, compreendeu-se a necessidade de analisar também os fatores de proteção para que os danos desse tipo de violência sejam reduzidos, para que as mulheres não sejam mais silenciadas e para que essa dor possa, enfim, ser cessada.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1390
Aparece nas coleções:Psicologia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KAROLINE BEATRIZ NOGUEIRA RABELO NAILA DA SILVA BRAGA TCC.pdf783,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.