Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1388
Título: Construção de cartilha para prevenção de doenças ocupacionais em operadores de telemarketing
Autor(es): Vitoriano, Natalia Aguiar Moraes
Brito, Layane Sena de
Silva, Nágila Gomes da
Palavras-chave: Educação em Saúde
Ergonomia
LER-DORT
Telemarketing
Data do documento: 15-Jun-2023
Citação: BRITO, Layane Sena de; SILVA, Nágila Gomes da. Construção de cartilha para prevenção de doenças ocupacionais em operadores de telemarketing. 2023. 21f. Artigo (Graduação em Fisioterapia). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: Os distúrbios osteoarticulares relacionados ao trabalho (DORT) representam um grande problema com relação à saúde pública, o que demanda cada vez mais atenção para a implantação de práticas que ajudem o bem-estar desses colaboradores. Dentro desta perspectiva, a fisioterapia vem consolidando sua participação em ações para melhoria da qualidade de vida desses funcionários, traçando orientações e estratégias preventivas das DORTs. O atendente de telemarketing está sujeito a uma série de riscos ergonômicos. Entender esses riscos torna mais eficiente a implantação de medidas que poderão trazer benefícios como: controle da saúde ocupacional, bem-estar físico e emocional dos trabalhadores e prevenção de possíveis doenças. Diante disso, essa pesquisa tem como objetivo elaborar uma cartilha virtual com informações ergonômicas como forma de prevenção para doenças ocupacionais em operadores de telemarketing. Tratasse de um estudo metodológico o qual corresponde ao desenvolvimento, validação e avaliação de ferramentas e métodos de pesquisa. O presente artigo apresentou a criação de uma cartilha com o intuito de ofertar orientações ergonômicas para o ambiente de trabalho, execuções de exercícios e alongamentos. A construção da cartilha foi idealizada por meio de uma plataforma de design gráfico denominado Canva. O estudo foi realizado em bases de dados online para maior fundamentação científica da parte textual da cartilha. Acredita-se que essa pesquisa poderá vir a promover, entre esses profissionais, uma maior educação em saúde e conscientização quanto às doenças ocupacionais e suas formas de prevenção, trazendo melhora no desempenho e qualidade de vida.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1388
Aparece nas coleções:Fisioterapia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LAYANE SENA DE BRITO NÁGILA GOMES DA SILVA_TCC.pdf685,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.