Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1385
Título: A terapia do riso como estratégia de promoção de saúde mental para idosos institucionalizados
Autor(es): Oliveira, Francisca Fernanda Barbosa
Loiola, Iago Martins
Teixeira, Yasmin Ramos
Palavras-chave: Saúde do Idoso
Saúde Mental
Riso
Data do documento: 4-Dez-2023
Citação: LOIOLA, Iago Martins; TEIXEIRA, Yasmin Ramos. A terapia do riso como estratégia de promoção de saúde mental para idosos institucionalizados. 2023. 31f. Artigo (Graduação em Psicologia). - Centro Universitario Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: A combinação de humor e psicologia pode ser uma estratégia valiosa na busca da promoção da saúde mental, ao ponto em que esse bom-humor pode ser um regulador de inúmeras funções orgânicas e mentais. O objetivo dessa pesquisa é investigar, por meio de uma revisão integrativa da literatura, se e como o humor pode ser utilizado em um contexto de promoção de saúde em idosos institucionalizados. Foi realizada uma revisão integrativa da literatura nas bases de dados Scientific Eletronic Library Online e Periódicos Eletrônicos em Psicologia, utilizando os descritores “idosos”, “idosos institucionalizados”, “riso” e “humor”, publicados entre 2001 e 2023. Foram lidos integralmente e utilizados, no total, 34 artigos. Dentre os principais resultados encontrados, destaca-se a melhoria da saúde orgânica e mental de indivíduos submetidos à Terapia do Riso. Apesar da escassez contributiva da Psicologia e a terapia integrativa citada, concluiu-se que, em outras áreas da saúde, há maior utilização da Terapia do Riso para a promoção da saúde mental.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1385
Aparece nas coleções:Psicologia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IAGO MARTINS LOIOLA YASMIN RAMOS TEIXEIRA TCC.pdf378,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.