Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1384
Título: Depressão em idosos residentes nas instituições de longa permanência
Autor(es): Oliveira, Francisca Fernanda Barbosa
Sombra, Maria Ilsani
Sousa, Gabriele Silva Melo
Palavras-chave: Idosos institucionalizados
Instituições de Longa Permanência
Depressão
Saúde Mental
Data do documento: 4-Dez-2023
Citação: SOMBRA, Maria Ilsani; SOUSA, Gabriele Silva Melo. Depressão em idosos residentes nas instituições de longa permanência. 2023. 18f. Artigo (Graduação em Psicologia). - Centro Universitario Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: As estatísticas apontam que a população idosa brasileira está aumentando, concomitante, nota- se a crescente busca pelas Instituições de Longa Permanência para Idosos. O envelhecimento traz consigo alterações tanto fisiológicas quanto cognitivas, exigindo, assim, uma série de cuidados diferenciados. Desse modo, ocorre um maior número de processos de institucionalização, os quais podem ocasionar sentimentos diversos para os idosos, que poderão evoluir para a depressão. O presente estudo teve como objetivo identificar os fatores que podem contribuir para o surgimento de depressão em idosos institucionalizados. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, do tipo revisão integrativa da literatura nas bases de dados: Scientific Eletronic Library Online (SCIELO) e Periódicos Capes e Eletrônicos em Psicologia (PePSIC). Inicialmente foram escolhidos 51 artigos. Após a aplicação dos critérios de inclusão, 27 artigos foram selecionados para compor a análise. Diante da discussão acerca da institucionalização em relação à saúde mental, considerando as mudanças físicas e psicológicas do idoso, identificamos que podem ocorrer sentimentos diversos e perdas em diferentes aspectos associados à institucionalização, podendo levar à depressão. Concluiu-se que o processo de institucionalização está atrelado ao distanciamento da família e do convívio social, às alterações na rotina e à falta de aceitação do novo local, o que pode corroborar com o surgimento de sentimentos que contribuem para transtornos psíquicos, como a depressão.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1384
Aparece nas coleções:Psicologia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GABRIELE SILVA MELO SOUSA MARIA ILSANI SOMBRA TCC.pdf199 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.