Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1383
Título: Posição prona em pacientes com uso de oxigenoterapia como estratégia de tratamento para insuficiência respiratória: uma revisão integrativa.
Autor(es): Vieira, Naiana Gonçalves de Bittencourt
Rodrigues, Maria Luiza de Sousa Silva
Santos, Mikaely Mota dos
Palavras-chave: Fisioterapia
Decúbito ventral
Oxigenoterapia
Insuficiência respiratória
Data do documento: 15-Jun-2023
Citação: RODRIGUES, Maria Luiza de Sousa Silva; SANTOS, Mikaely Mota dos. Posição prona em pacientes com uso de oxigenoterapia como estratégia de tratamento para insuficiência respiratória: uma revisão integrativa. 2023. 26f. Artigo (Graduação em Fisioterapia). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: Devido aos grandes estudos realizados no decorrer dos últimos anos, o interesse pelo uso do posicionamento prono adicionado ao tratamento de oxigenoterapia cresceu de forma significativa. Diante disso, essa pesquisa busca mostrar através de uma revisão integrativa, os benefícios e alterações que a posição prona aliada a oxigenioterapia causam em pacientes com insuficiência respiratória em estado de hipoxemia em diferentes interfaces da ventilação mecânica. Trata-se de uma revisão integrativa, com o intuito de sintetizar o conhecimento sobre tema que será apresentado, através de pesquisas em bases de dados das plataformas on-line; SCIELO (Scientific Electronic Library Online), PUBMED (dados de base Medline) e BVS (Virtual Health Library), sua elaboração ocorreu pela questão de pesquisa através da estratégia PICO, os descritores utilizados foram: Pronação, Oxigenoterapia, Insuficiência respiratória, a pesquisa aconteceu no período de fevereiro a abril de 2023, ao total foram encontrados 89 artigos, seguindo a análise e por meio dos critérios de exclusão ao final foram incluídos apenas 8 artigos que contemplavam o objetivo da pesquisa. Os resultados obtidos nos estudos selecionados trazem a posição prona na ventilação como uma estratégia segura e eficaz para tratar a hipoxemia, mas os autores reforçam que para a realização é importante que os profissionais estejam cientes que cada paciente tem necessidades e cuidados diferentes, necessitando de uma avaliação criteriosa e multidisciplinar para aplicação da manobra. Conclui-se que a posição prona é viável na maioria dos casos, melhorando a oxigenação e até mesmo diminuindo a necessidade da intubação em pacientes mais críticos.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1383
Aparece nas coleções:Fisioterapia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA LUIZA DE SOUSA SILVA RODRIGUES MIKAELY MOTA DOS SANTOS_TCC.pdf260,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.