Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1382
Título: Fatores de risco e de proteção para síndrome de Burnout em policiais: um estudo de revisão integrativa
Autor(es): Alencar, Olivia Lima Guerreiro de
Aguiar, Francisca das Chagas Portela
Cunha, Paloma de Sousa
Moura, Patrícia Soares de
Palavras-chave: Síndrome de Burnout
policiais
exaustão
estresse
Data do documento: 7-Dez-2023
Citação: AGUIAR, Francisca das Chagas Portela; CUNHA, Paloma de Sousa; MOURA, Patrícia Soares de. Fatores de risco e de proteção para síndrome de Burnout em policiais: um estudo de revisão integrativa. 2023. 41f. Monografia (Graduação em Psicologia). - Centro Universitario Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: A síndrome de burnout é um fenômeno do ambiente laboral decorrente da exposição ao estresse crônico que acomete especialmente as carreiras profissionais que exigem constante e profunda interação pessoal e emocional, resultando em acentuado nível de estresse. As funções inerentes à atividade policial e a constante exposição a diversos fatores estressores internos e externos à organização elevam o risco dos agentes de desenvolverem a síndrome de burnout. Diante disso, essa pesquisa buscou apresentar os fatores de risco e de proteção para a Síndrome de Burnout em policiais, através da sumarização da literatura científica recente sobre o tema. Para isso, foi realizado um estudo de revisão integrativa da literatura, a partir de um levantamento feito nas bases de dados Pubmed e Scielo de materiais publicados entre os anos de 2018 e 2023. Obteve-se como resultado que o estresse em decorrência do trabalho, a exaustão emocional, o esgotamento, a ansiedade, dentre outros fatores citados nessa pesquisa estão relacionados à ocorrência ou a intensificação da síndrome de burnout nos policiais.
Descrição: Trabalho em formato de monografia, contudo não possui ficha catalográfica
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1382
Aparece nas coleções:Psicologia Centro - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANCISCA DAS CHAGAS PORTELA AGUIAR PALOMA DE SOUSA CUNHA PATRÍCIA SOARES DE MOURA TCC.pdf612,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.