Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1381
Título: Repercussões físicas e emocionais em pacientes idosos após a infecção da covid-19: uma revisão integrativa
Autor(es): Vieira, Naiana Gonçalves de Bittencourt
Pereira, Anne Evelyn Costa Moreira
Pinto, Ingridy Maria Vale
Palavras-chave: Estresse Psicológico
Desempenho físico
Idosos
Covid-19
Data do documento: 15-Jun-2023
Citação: PEREIRA, Anne Evelyn Costa Moreira; PINTO, Ingridy Maria Vale. Repercussões físicas e emocionais em pacientes idosos após a infecção da covid-19: uma revisão integrativa. 2023. 23f. Artigo (Graduação em Fisioterapia). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: A pandemia da Covid-19 foi um grande desafio na área da saúde, pois a doença alastrou-se rapidamente e as pessoas foram submetidas a diversas mudanças assim como sofreram um processo de adaptação para um novo cenário mundial. O presente trabalho objetivou a realização de um estudo sobre o tema da COVID-19 com relação às questões físicas e emocionais em idosos. Para a execução do trabalho, foi utilizado o método de revisão integrativa para maior aprofundamento sobre o tema com o estudo de artigos com até 3 anos de publicação. A elaboração se deu através da estratégia PICO e realizada nas bases de dado PubMed, BVS e SciELO e por meio dos descritores: Estresse Psicológico, Desempenho físico, Idosos e Covid-19, ocorrendo no período de abril e maio de 2023. A busca totalizou em 113 artigos inicialmente, seguida por análise criteriosa, resultaram em 10 artigos que contemplavam o objetivo da pesquisa. Os estudos selecionados demonstraram as sequelas da COVID-19 na classe sênior, onde pode-se destacar os abalos emocionais e físicos, como depressão, ansiedade, crises de pânico, sarcopenia, mialgia, dificuldade para realizar exercícios e atividades da vida diária, sequelas essas que passaram a fazer parte da vida dos idosos durante e após o período pandêmico, causando grande impacto na qualidade de vida. No entanto, podemos concluir a grande significância que a pandemia teve devido a fragilidade dessa população.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1381
Aparece nas coleções:Fisioterapia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANNE EVELYN COSTA MOREIRA PEREIRA INGRIDY MARIA VALE PINTO_TCC.pdf357,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.