Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1377
Título: Bullying escolar: um exercício de análise sobre as implicações psíquicas na vida dos adolescentes
Autor(es): Duarte, Aline Gadelha de Almeida
Almeida, Maryna Pinto de
Paiva, Lorena Moura
Palavras-chave: Bullying
Ambiente Escolar
Adolescência
Data do documento: 12-Dez-2023
Citação: ALMEIDA, Maryna Pinto de; PAIVA, Lorena Moura. Bullying escolar: um exercício de análise sobre as implicações psíquicas na vida dos adolescentes. 2023. 30f. Artigo (Graduação em Psicologia). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: O bullying é uma forma de abuso emocional e pode ter efeitos profundos na saúde mental e física das vítimas. Existem diversos fatores, tanto internos quanto externos, que contribuem para o aumento da violência no ambiente escolar e, consequentemente, para a transformação em várias dimensões (dinâmica das relações sociais, evasão escolar etc) da comunidade escolar. A pesquisa buscou analisar as implicações psicológicas causadas pelo bullying na escola em adolescentes, tendo como objetivos específicos: apresentar o conceito de bullying e suas especificidades no âmbito escolar e discutir sobre a identidade do adolescente vítima de bullying. Esse estudo tem natureza qualitativa com metodologia do tipo integrativa. Percebeu-se que o bullying escolar tem afetado a saúde mental dos adolescentes, e que as repercussões psicológicas são multifacetadas, podendo afetar a autoestima e influenciar na (re) construção da identidade dos jovens. É necessária uma atenção contínua e preventiva sobre o bullying por parte dos pais, da escola e de profissionais de saúde e uma sensibilização sobre como esse fenômeno pode influenciar a saúde mental da comunidade escolar.
Descrição: uma das alunas não respondeu ao formulário.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1377
Aparece nas coleções:Psicologia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LORENA MOURA PAIVA MARYNA PINTO DE ALMEIDA TCC.pdf215,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.