Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1375
Título: A profissão Fisioterapia pós pandemia da Covid-19
Autor(es): Bessa, Francilena Ribeiro
Brandão, Jéssica de Oliveira
Rodrigues, Michely Bomfim
Palavras-chave: Covid19
Fisioterapia
Pandemia
Data do documento: 14-Jun-2022
Citação: BRANDÃO, Jéssica De Oliveira; RODRIGUES, Michely Bomfim. A Profissão Fisioterapia Pós Pandemia da Covid-19. 2022. 38f. Artigo. (Graduação em Fisioterapia). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2022.
Resumo: INTRODUÇÃO: Parte da população entende a fisioterapia como reabilitação de indivíduos que sofreram algum tipo de trauma, ou até mesmo uma profissão que utiliza apenas as técnicas de massagens para alívio de dor e relaxamento. Desta forma, durante a pandemia de Covid-19, houve um crescimento considerável na necessidade de atuação de fisioterapeutas, tanto na linha de frente, como em pacientes pós alta hospitalar, demonstrando assim a importância desse profissional no cenário da saúde. OBJETIVO: Descrever como a população compreende a profissão Fisioterapia pós pandemia da covid-19. METODOLOGIA: Tratou-se de um estudo transversal, descritivo com abordagem quantitativa. A pesquisa foi realizada via internet em formato on-line, por meio do Google Forms. A população foi composta por indivíduos de ambos os sexos com idade mínima de 18 anos. Foram excluídos da pesquisa, questionários de forma duplicada. Os dados da pesquisa foram tabulados no programa de planilhas Microsoft Office Excel. RESULTADOS E DISCUSSÃO: A pesquisa abrangeu um total de 143 participantes, onde prevaleceu o público feminino. A maioria dos participantes da pesquisa afirmou conhecer a profissão fisioterapia antes da pandemia, mas é fato que a pandemia trouxe à sociedade informações sobre as diversas especialidades e forte atuação desse profissional em casos específicos, como o Covid 19. CONCLUSÃO: Observamos que o conhecimento da população acerca da profissão fisioterapia ainda é restrito a reabilitação, porém com a chegada da pandemia a profissão fisioterapia tornou-se mais conhecida pela população, com predominância na assistência fisioterapêutica respiratória e fisioterapia intensiva.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1375
Aparece nas coleções:Fisioterapia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JÉSSICA DE OLIVEIRA BRANDÃO E MICHELY BOMFIM RODRIGUES - TCC.pdf936,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.