Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1374
Título: | Avaliação postural de docentes em uma escola da rede pública da cidade de Maranguape – CE |
Autor(es): | Taddeo, Patricia da Silva Pinto, Raila do Nascimento Sousa, Luan Castro de |
Palavras-chave: | Postura Ergonomia Docência Alterações posturais Distúrbios Osteomuscular |
Data do documento: | 15-Jun-2023 |
Citação: | PINTO, Raila do Nascimento; SOUSA, Luan Castro de. Avaliação postural de docentes em uma escola da rede pública da cidade de Maranguape – CE. 2023. 21f. Artigo (Graduação em Fisioterapia). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023. |
Resumo: | Os professores exercem atividades no dia a dia que geram sobrecarga e tensões musculares, tornando-os mais suscetíveis ao desenvolvimento de disfunções e alterações posturais. O objetivo desse estudo é identificar as principais disfunções musculoesqueléticas em professores e correlacionar com sua postura em sala de aula. Trata-se de um estudo observacional e descritivo, com uma abordagem quantitativa. Os resultados mostram que a postura adotada em sala de aula gera risco elevado do desenvolvimento de disfunções, que a dor é sintoma presente na maioria dos participantes, e que a mesma interfere de forma negativa em suas atividades diárias. Conclui-se que posturas inadequadas, e condições de trabalho ruins, geram impactos negativos na saúde dos profissionais, repercutindo negativamente no desempenho ocupacional. |
URI: | http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1374 |
Aparece nas coleções: | Fisioterapia Centro - Artigos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LUAN CASTRO DE SOUSA RAILA DO NASCIMENTO PINTO_TCC.pdf | 842,22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.