Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1371
Título: Benefícios da drenagem linfática combinada a outros protocolos fisioterapêuticos em pacientes com linfedema pós mastectomia radical
Autor(es): Cavalcanti, Josenilda Malveira
Silva, José Anderson Holanda
Soares, Cleilson Silva
Palavras-chave: Drenagem
Linfedema Relacionado a Câncer de Mama
Mastectomia
Data do documento: 15-Jun-2023
Citação: SILVA, José Anderson Holanda; SOARES, Cleilson Silva. Benefícios da drenagem linfática combinada a outros protocolos fisioterapêuticos em pacientes com linfedema pós mastectomia radical. 2023. 19f. Artigo (Graduação em Fisioterapia). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: O câncer de mama devido ao seu alto grau de agressividade faz com que muitas vezes a mulher venha a passar por uma cirurgia de mastectomia onde requer uma reabilitação complexa e para que se tenha efeitos positivos durante esse processo é de fundamental importância que haja técnicas e profissionais habilitados para evitar intercorrências. Com isso esse estudo objetiva-se identificar a eficácia da drenagem linfática combinada a outros protocolos fisioterapêuticos no manejo de pacientes com linfedema pós mastectomia radical. Trata-se de um estudo de revisão integrativa da literatura sobre o tema. A pesquisa foi realizada por meio de levantamento bibliográfico, nas bases de dados Scientific Eletrocnic Library Online (SCIELO) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). A amostra final foi composta por 10 artigos. Após a busca dos dados elaborou-se um quadro explicativo com as principais informações do estudo e em seguida categorias temáticas. A partir dos resultados encontrados pode-se identificar que a drenagem se destaca em meio aos outros procedimentos pois tem como principais benefícios, minimização do linfedema, melhora da sensibilidade, aumento de movimento e redução de aderências cicatriciais. Conclui-se que o fisioterapeuta é um profissional de grande relevância no tratamento da paciente que se submete a mastectomia pois ele trabalha diretamente em trazer melhorias para a saúde destas.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1371
Aparece nas coleções:Fisioterapia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CLEILSON SILVA SOARES JOSÉ ANDERSON HOLANDA SILVA_TCC.pdf503,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.