Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1370
Título: Atuação fisioterapêutica na funcionalidade de pacientes com linfedema pós-mastectomia: um estudo comparativo. Revisão integrativa.
Autor(es): Cavalcanti, Josenilda Malveira
Honório, Maria Nayra Almeida
Oliveira, Juliana Leoncio Bernardino de
Palavras-chave: Fisioterapia
Linfedema
Mastectomia
Funcionalidade
Neoplasia de Mama
Data do documento: 13-Jun-2023
Citação: HONÓRIO, Maria Nayra Almeida; OLIVEIRA, Juliana Leoncio Bernardino de. Atuação fisioterapêutica na funcionalidade de pacientes com linfedema pós-mastectomia: um estudo comparativo. Revisão integrativa. 2023. 25f. Artigo (Graduação em Fisioterapia). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: Introdução: O câncer de mama é a neoplasia mais diagnosticada entre as mulheres em todo o mundo, caracterizando 1 em cada 4 casos de câncer. A mastectomia é uma possibilidade de método terapêutico para mulheres acometidas por CA, com consequente excisão das mamas. O linfedema é um edema tecidual localizado, provocado pelo acúmulo exagerado de líquido linfático no espaço intersticial e se origina pela drenagem linfática prejudicada. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi revisar os estudos da literatura, a fim de identificar de forma panorâmica como se dá a atuação fisioterapêutica como benefício para a funcionalidade de pacientes mastectomizadas, comparando essa atuação tanto em âmbito nacional como internacional. Metodologia: Trata-se de um estudo com coleta de dados elaborado por meio de levantamento bibliográfico, sendo a pesquisa realizada no período de março a abril de 2023, pelas fontes secundárias: BVS, PUBMED e PEDRO com foco na funcionalidade do paciente com linfedema pós mastectomia. Resultados: Inicialmente foram localizados 70 artigos no total, após refinamento das buscas 31 artigos contemplaram os critérios de inclusão para estudo, em seguida foi realizada a exclusão de 4 estudos duplicados e 4 estudos de textos incompletos, restando um total de 23 artigos e por fim, apenas 13 apresentaram coerência e relevância para a temática desta revisão. Discussão: Esse estudo pode ser aplicado para esclarecer dúvidas quanto a procura por estratégias de tratamento fora do Brasil, levando em consideração tanto o desejo de um conhecimento maior do fisioterapeuta, quanto a objeção de pacientes em relação a eficácia de tratamento realizados por profissionais brasileiros. Conclusão: A prática fisioterapêutica no tratamento de pacientes mastectomizadas com linfedema apresenta uma grande importância quando realizada de forma integrativa. Diante desta revisão, foi possível obter um consenso quando a eficácia que foi apresentada; tanto pela capacidade de apresentar uma grande variedade de técnicas, como pela reafirmação de condutas eficientes anos após anos.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1370
Aparece nas coleções:Fisioterapia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA NAYRA ALMEIDA HONÓRIO JULIANA LEONCIO BERNARDINO DE OLIVEIRA_TCC.pdf838,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.