Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1369
Título: Desafios da maternidade: implicações do cuidado ao filho com transtorno do desenvolvimento intelectual
Autor(es): Oliveira, Maria Zelfa de Souza Feitosa
Alves, Andreza Régia Vidal
Cavalcante, Andressa Oliveira
Palavras-chave: Deficiência Intelectual
Saúde Mental
Mães
Data do documento: 12-Dez-2023
Citação: ALVES, Andreza Régia Vidal; CAVALCANTE, Andressa Oliveira. Desafios da maternidade: implicações do cuidado ao filho com transtorno do desenvolvimento intelectual. 2023. 35f. Artigo (Graduação Psicologia). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: Este estudo é uma revisão integrativa da literatura, a qual tem como objetivo compreender quais são as implicações na saúde mental de mães de crianças com Transtorno do Desenvolvimento Intelectual, a partir da experiência de uma maternidade atípica. Para isso, foi realizada uma exploração conceitual acerca do Transtorno do Desenvolvimento Intelectual, do “se tornar mãe” e da maternidade atípica, em especial o fenômeno associado à saúde mental dessas mulheres. Foi realizada uma busca avançada através do Portal de Periódicos da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), sendo selecionados 10 artigos para análise, seguindo os critérios de inclusão e exclusão estabelecidos pelas autoras. Por meio da análise desses artigos, foi possível perceber as diferentes nuances acerca do objeto de estudo. Dentre elas, destacaram-se as perspectivas sobre o Transtorno do Desenvolvimento Intelectual, os processos de maternidade e de maternagem, o papel da mulher na maternidade atípica, os fatores psicossociais envolvidos nos cuidados à criança atípica e a relação deles com o construto social envolta da figura feminina, que resulta, por vezes, em alterações tanto na vida pessoal como na vida profissional das mães, podendo, até mesmo, impactar na saúde mental dessas.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1369
Aparece nas coleções:Psicologia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDRESSA OLIVEIRA CAVALCANTE ANDREZA RÉGIA VIDAL ALVES TCC OFICIAL.pdf736,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.