Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1367
Título: Observador do Sintoma: Análise das agendas (grafite/pichação) a partir do flâneurismo
Autor(es): Oliveira, Maria Zelfa de Souza Feitosa
Cavalcante, Ana Gabrielle Ferreira da Silva
Lima, Vitória Cavalcante Maciel
Palavras-chave: Arte Urbana
Pichação
Grafite
Flâneurismo
Sintoma social
Data do documento: 8-Dez-2023
Citação: CAVALCANTE, Ana Gabrielle Ferreira da Silva; LIMA, Vitória Cavalcante Maciel. Observador do Sintoma: Análise das agendas (grafite/pichação) a partir do flâneurismo. 2023. 27f. Artigo (Graduação em Psicologia). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: A análise fotográfica das pichações e dos grafites como expressão do sintoma social busca compreender o contexto urbano, através da abordagem metodológica qualitativa de ordem exploratória-descritiva, baseada na lógica Flâneur, explorando o centro de Fortaleza e adjacências. As pesquisadoras assumem o papel de observador urbano, capturando imagens de grafites e pichações em diferentes bairros de Fortaleza: Jacarecanga, Centro, Poço da Draga e Orla do Marina Park Hotel. O estudo apresenta uma série de fotografias documentando grafites e pichações em diferentes bairros de Fortaleza. As imagens capturadas servem como evidências visuais para a análise dos sintomas sociais expressos por meio dos espaços, xarpi, bomb e formas de comunicação própria de arte urbana insurgente. A partir da análise das imagens, foi possível identificar padrões e tendências nas pichações e grafites, proporcionando uma compreensão mais profunda dos sintomas sociais subjacentes. O estudo contribui para a reflexão sobre a relação entre expressões artísticas urbanas e as condições sociais e culturais da cidade.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1367
Aparece nas coleções:Psicologia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA GABRIELLE FERREIRA DA SILVA CAVALCANTE VITÓRIA CAVALCANTE MACIEL LIMA TCC.pdf2,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.