Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1366
Título: A terapia do espelho no tratamento fisioterapêutico de pacientes pós acidente vascular cerebral: revisão integrativa
Autor(es): Taddeo, Patricia da Silva
Oliveira, Emanuelle Pinto de
Pinto, Maria Renata da Silva
Palavras-chave: Terapia Espelho
AVC
membro superior
membro inferior
Data do documento: 14-Jun-2022
Citação: OLIVEIRA, Emanuelle Pinto de; PINTO, Maria Renata da Silva. A terapia do espelho no tratamento fisioterapêutico de pacientes pós acidente vascular cerebral: revisão integrativa. 2022. 26f. Artigo. (Graduação em Fisioterapia). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2022.
Resumo: O Acidente Vascular Cerebral (AVC) ocorre através de obstrução (isquêmico) ou rompimento (hemorrágico) de vasos sanguíneos que levam sangue arterial para o cérebro, ocasionando sequelas nas áreas desprovidas de circulação sanguínea, culminando em mau funcionamento, parcial ou total de várias áreas do corpo, podendo provocar sequelas permanentes, o que gera necessidade de adaptação familiar, demandas constantes do sistema de saúde, assistência previdenciária, dentre outros. A Terapia Espelho (TE) visa aumentar a função motora por meio de atividades funcionais e promover a reorganização cortical através do feedback visual. Diante do exposto, o estudo teve como objetivo analisar se a Terapia Espelho melhora a função motora em membros superior e inferior de pacientes pós acidente vascular cerebral nas fases subaguda e crônica. Trata-se de uma revisão integrativa realizada nas bases de dados: Pubmed, PEDro, MEDLINE, Elsevier, Ebsco e no diretório de revistas SciELO, publicados nos últimos 8 anos. Os critérios de inclusão foram: estudos de casos clínicos; estudos randomizados controlados relacionados com a teoria do neurônio espelho; e a eficácia da terapia espelho na recuperação motora e funcional de membros superior e inferior em participantes dos gêneros feminino e masculino, com idade superior a dezoito anos e diagnosticados com acidente vascular cerebral isquêmico e com, no máximo, dois anos de lesão. Os critérios de exclusão foram: arquivos indisponíveis nas bases de dados, literatura cinzenta, capítulos de livros, teses e dissertações, palestras e resumos de congressos. Esta revisão literatura integrativa demonstrou consenso entre os autores em relação à eficácia da Terapia do Espelho através de significativa recuperação da função motora, coordenação, sensibilidade e mobilidade articular de dos membros superior e inferior quando utilizada isoladamente ou combinada com outros tratamentos.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1366
Aparece nas coleções:Fisioterapia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EMANUELLE PINTO DE OLIVEIRA MARIA RENATA DA SILVA PINTO_TCC.pdf496,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.