Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1365
Título: A redução da eficácia da pílula anticoncepcional no uso com antibióticos
Autor(es): Nunes, Rodolfo de Melo
Gomes, Ana Mara da Silva
Gomes, Francisca Dayane Sales
Palavras-chave: Pílula Anticoncepcional
Antibióticos
Eficácia Contraceptiva
Interação Medicamentosa
Data do documento: 13-Jun-2023
Citação: GOMES, Ana Mara da Silva; GOMES, Francisca Dayane Sales. A redução da eficácia da pílula anticoncepcional no uso com antibióticos. 2023. 17f. Artigo (Graduação em Farmácia). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: Os contraceptivos orais, contendo estrógeno e progestógeno, são os mais eficazes devido à inibição da ovulação e às alterações no endométrio e no muco cervical. No entanto, esses podem causar reações adversas e sua eficácia pode ser afetada por fatores como uso incorreto, interações medicamentosas e problemas de absorção. A interação entre contraceptivos e antibióticos é discutida como um fator que pode levar à falha contraceptiva, ressaltando que alguns antibióticos específicos podem reduzir a eficácia dos contraceptivos. Sendo assim, o objetivo do estudo foi avaliar a eficácia dos contraceptivos quando usados concomitante com antibióticos. Este estudo analisou a interação entre antibióticos e contraceptivos orais. Foram utilizadas bulas e artigos científicos como fontes de informação. Os critérios de inclusão envolveram antibióticos comercializados no país com bulas em português, e os artigos selecionados abordaram a interação como tema principal. Foram excluídos estudos que não forneceram informações completas ou que não se enquadraram nos critérios estabelecidos. A coleta de dados foi realizada durante um período de 6 meses, resultando em 14 antibióticos para análise. A interação entre os mesmos pode resultar em modificação no efeito farmacológico antibióticos indutores de enzimas, como a rifampicina, podem acelerar o metabolismo dos contraceptivos orais,diminuindo sua eficácia. Por outro lado, antibióticos não indutores de enzimas podem reduzir a circulação êntero-hepática do hormônio presente nos contraceptivos, também afetando sua eficácia. Além disso, diarreia intensa, vômitos e alterações na microbiota intestinal podem comprometer a absorção e os níveis hormonais.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1365
Aparece nas coleções:Farmácia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA MARA DA SILVA GOMES FRANCISCA DAYANE SALES GOMES_TCC.pdf330,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.