Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1362
Título: Uso indiscriminado de antibióticos e o risco de resistência bacteriana: uma revisão de literatura.
Autor(es): Nunes, Rodolfo de Melo
Braga Neto, José Américo
Oliveira, Kaio César Araújo
Palavras-chave: Antibióticos
Resistência bacteriana
Automedicação
Data do documento: 13-Jun-2023
Citação: BRAGA NETO, José Américo; OLIVEIRA, Kaio César Araújo. Uso indiscriminado de antibióticos e o risco de resistência bacteriana: uma revisão de literatura. 2023. 18f. Artigo (Graduação em Farmácia). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: A resistência bacteriana pode ser através do uso indiscriminado de antibióticos, sem orientação ou não completando o tratamento recomendado, podendo levar ao aumento da resistência bacteriana, o que pode levar ao uso posterior ineficaz do medicamento e dificultar o tratamento da infecção. Objetivo desse estudo é investigar uso indiscriminado de antibióticos e a sua relação na resistência bacteriana. Este trabalho trata se de uma revisão de literatura com abordagem qualitativa, a população referente ao presente estudo será artigos que responderão o objetivo da pesquisa, para os critérios de inclusão foram utilizados textos completos disponíveis para análise, que atendesse o objetivo da pesquisa, artigos em português e aqueles que foram publicados entre os anos de 2018-2023 e nos critérios de exclusão artigos que não abordassem a temática desejada. A busca pelos artigos foi online na PUBMED, SCIELO e google acadêmico, utilizando como descritores: “Resistência bacteriana”,” Antibióticos” ,“Saúde” e “Medicamento”. Os estudos analisaram os antibióticos, abordando prescrição adequada, automedicação, efeitos adversos e resistência bacteriana. Destacou-se o papel do farmacêutico na proteção da saúde e foram ressaltados os problemas da automedicação e da falta de conhecimento. Foi enfatizada ainda a importância do controle na venda e acesso aos antibióticos, além da necessidade de conscientizar a sociedade sobre seu uso adequado e prevenir novas cepas resistentes. Com base na revisão, pode-se concluir que o uso indevido de antibióticos é um problema grave em todo o mundo, pois os antimicrobianos prescritos, podem ser mal distribuídos ou usados de forma errada, levando ao aumento da resistência bacteriana.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1362
Aparece nas coleções:Farmácia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOSÉ AMÉRICO BRAGA NETO KAIO CÉSAR ARAÚJO OLIVEIRA_TCC.pdf708,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.