Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1361
Título: Análise da qualidade do sono em acadêmicos de fisioterapia de uma instituição de ensino privada em fortaleza- ce.
Autor(es): Vitoriano, Natalia Aguiar Moraes
Costa, Débora do Nascimento
Pereira, Fernanda Raquel Vieira Soares
Palavras-chave: Qualidade
Sono
Fisioterapia
Data do documento: 14-Jun-2022
Citação: COSTA, Débora Do Nascimento; PEREIRA, Fernanda Raquel Vieira Soares. Análise da qualidade do sono em acadêmicos de fisioterapia de uma instituição de ensino privada em fortaleza- ce. 2022. 36f. Artigo (Graduação em Fisioterapia). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2022.
Resumo: O sono é uma condição fisiológica que não pode ser evitado, pois se torna um processo vital para nosso organismo, sem ele o corpo começa a ter alterações com prejuízos na capacidade neural, afetando a memória, cognição e desempenho motor. Estima-se que a cada 24 horas sem dormir, um adulto tenha diminuição de 25% da sua capacidade para realizar trabalhos mentais. Em acadêmicos as queixas de sono são sempre associadas ao baixo nível de concentração, irritação, sintomas como ansiedade, fadiga e até depressão. Os efeitos da baixa qualidade do sono a curto e longo prazo são devastadores para as funções cerebrais, podendo levar em longo prazo, a apoptose dos neurônios, prejudicando assim, a aprendizagem e a captação de novos conhecimentos, o que é primordial para qualquer estudante durante seu processo de aprendizagem. Este trabalho teve como objetivo analisar a qualidade do sono em acadêmicos de Fisioterapia de uma universidade particular em Fortaleza-CE. Tratou-se de um estudo do tipo transversal, descritivo e de caráter quantitativo, o local da pesquisa foi por meio de um questionário online construído no Google Formulário, o público-alvo foram estudantes de fisioterapia desta instituição privada. A coleta de dados foi realizada por meio de três questionários, sendo um sociodemográfico contendo doze questões elaboradas pelos próprios pesquisadores; outro voltado para a análise da qualidade do sono contendo dez perguntas; e um terceiro com oito questões para a avaliação do nível de sonolência dos participantes. A pesquisa dispôs de 37 participantes elegíveis do curso de fisioterapia de diversos semestres, no qual foi realizado em uma instituição privada de Fortaleza-CE, mediante os dados coletados pelos questionários, obtivemos que os acadêmicos de fisioterapia estão tendo uma qualidade de sono considerado inferior à média geral da população brasileira adulta, resultando em sonolência diurna excessiva.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1361
Aparece nas coleções:Fisioterapia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DÉBORA DO NASCIMENTO COSTA E FERNANDA RAQUEL VIEIRA SOARES PEREIRA - TCC.pdf1,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.