Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1359
Título: A pessoa idosa como sujeito de direitos e a atuação do serviço social: uma revisão de literatura
Autor(es): Silva Neto, Francisco Secundo da
Araújo, Luciana Gomes de
Barros, Dávila Ferreira
Cruz, Letícia Rocha
Palavras-chave: Idosos
Serviço Social
Proteção Social
Data do documento: 4-Dez-2023
Citação: ARAÚJO, Luciana Gomes de; BARROS, Dávila Ferreira; CRUZ, Letícia Rocha. A pessoa idosa como sujeito de direitos e a atuação do serviço social: uma revisão de literatura. 2023. 21f. Artigo (Graduação em Serviço Social). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: Este é um estudo de revisão de literatura acadêmica sobre a atuação do serviço social junto aos idosos. Diante do aumento da expectativa de vida, o envelhecimento populacional torna-se uma realidade desafiadora. Em países desenvolvidos, políticas de bem-estar social amparam os idosos, enquanto em nações em desenvolvimento, como o Brasil, políticas sociais específicas enfrentam desafios. A condição de classe impacta significativamente, evidenciando a necessidade de políticas públicas para garantir os direitos dos idosos, especialmente os mais vulneráveis. O presente estudo ressalta a importância da família no apoio emocional aos idosos, destacando o papel do Serviço Social na garantia de direitos e dignidade nessa fase da vida. E, por fim, a análise dos artigos revela a necessidade de políticas mais efetivas no Brasil, abordando desde a proteção social até os desafios dos cuidadores familiares.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1359
Aparece nas coleções:Serviço Social Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DÁVILA FERREIRA BARROS LETÍCIA ROCHA CRUZ LUCIANA GOMES DE ARAÚJOTCC2.pdf591,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.